O mundo da Fórmula 1 está prestes a sofrer uma mudança dramática em 2026, com a introdução de novas regulamentações, equipas e um novo local de estreia em Madrid, segundo relatórios. A próxima temporada promete dar início a uma nova era de corridas, com Max Verstappen e Lando Norris a liderar a corrida.

À medida que a temporada de F1 de 2025 se aproxima, as equipas e os pilotos estão a preparar-se para a última corrida sob as regulamentações atuais. A partir de 2026, novas regras para chassis e unidades de potência entrarão em vigor, alterando significativamente a face do desporto. As mudanças trarão carros menores, movidos por motores redesenhados com uma divisão equilibrada entre potência elétrica e um motor de combustão interna à base de biocombustível, que estarão na grelha.

Para adicionar à grande reviravolta, duas novas equipas estão prestes a juntar-se à liga da F1. A Cadillac fará a sua tão aguardada estreia, enquanto a Sauber se transformará na Audi F1. As mudanças não terminam aqui, pois Madrid também está a preparar-se para um grande regresso ao calendário da F1, substituindo o Circuito de Barcelona-Catalunha como anfitrião do Grande Prémio de Espanha.

O evento em Madrid deverá desenrolar-se num novo circuito urbano construído em torno do Centro de Exposições IFEMA. No entanto, o traçado proposto suscitou preocupações entre várias partes interessadas da F1, incluindo o ex-piloto de testes da F1, Dani Juncadella.

Juncadella tem sido vocal sobre as suas apreensões em relação ao circuito, citando potenciais dificuldades com ultrapassagens e riscos significativos para a segurança. As suas preocupações foram expressas de forma vívida através de um vídeo que mostrava uma volta virtual do circuito, onde utilizou um emoji com tema de casa de banho para ilustrar a sua opinião sobre o layout proposto.

Num post subsequente, Juncadella expressou ainda mais as suas preocupações, classificando o layout como “ultra-perigoso” sem “opção de ultrapassagem”, comparando-o desfavoravelmente com os circuitos urbanos de Miami, Vegas e Sochi. No entanto, ele também apontou que o traçado do circuito não é definitivo.

Enquanto o circuito de Madrid proposto aguarda a aprovação final da FIA, Juncadella sugeriu uma localização alternativa – o circuito de Jarama. Ele expressou a sua preferência por Jarama como a nova casa do Grande Prémio de Espanha, um sentimento que foi partilhado por vários fãs. No entanto, a última corrida de F1 em Jarama teve lugar em 1981, e o atual status de FIA Grau 2 do circuito precisaria de ser atualizado para uma licença de Grau 1 para acolher futuras corridas de F1, tornando esta opção improvável.

À medida que nos aproximamos da temporada de F1 de 2026, a antecipação aumenta. Com novas equipas, regulamentos e locais no horizonte, o mundo da Fórmula 1 está a embarcar num emocionante novo capítulo. A evolução do desporto continua, prometendo um futuro envolvente e eletrizante para os fãs em todo o mundo.