Nunca na história o MotoGP e a Fórmula 1 tiveram um Grande Prémio em simultâneo. Mas isso poderá mudar nos próximos anos, esperando-se que a Liberty Media conclua a aquisição da maioria da Dorna – entidade promotora do MotoGP – passando a controlar ambos os campeonatos.

De acordo com o site Moto.it, é possível que esteja a ser maturada a ideia de um GP conjunto entre as duas categorias. Caso ‘algumas coisas aconteçam’, poderá tornar-se realidade na temporada de 2026.

Para tal, será necessário que a aquisição da Dorna seja aprovada na Europa, para além das posições acerca do assunto de Carmelo Ezpeleta (diretor-executivo da Dorna) e do sucessor de Greg Maffei na liderança da Liberty Media.

No último fim de semana, houve o GP do Qatar de F1, com a presença de Carmelo Ezpeleta, do seu filho Carlos (diretor desportivo da Dorna), tal como do proprietário da Pramac, Paolo Campinoti. Os rumores sobre estas comparências em Losail não demoraram a surgir, especulando-se que podem estar relacionadas a um eventual GP conjunto no futuro.

Há vários circuitos que recebem o MotoGP e a F1 no mesmo ano, mas a maioria precisa de algumas adaptações para cada uma das categorias. Apenas três poderiam receber ambos os campeonatos no mesmo fim de semana – Austin (Estados Unidos da América), Barcelona (Espanha) e Losail (Qatar).