
A BBC avança que Gary Lineker deve abandonar a estação televisiva, após apresentar o conhecido programa Match of the Day pela última vez no próximo fim-de-semana. A saída do apresentador mais bem pago, agendada inicialmente para depois do Campeonato do Mundo 2026, foi precipitada por uma publicação nas redes sociais.
Na última semana, Gary Lineker publicou uma reflexão sobre o sionismo, acompanhada de uma ilustração de um rato, historicamente um símbolo de antissemitismo. Apesar de o antigo avançado do Tottenham e do Barcelona ter dito que não sabia do significado do animal e de ter apagado, a saída da BBC deverá mesmo ser uma realidade,
Recentemente, o diretor geral da BBC frisou que a estação tem uma reputação a manter e que «quando alguém comete um erro, há custos». Lineker já tinha sido suspenso pelo canal em março de 2023, após comparar a retórica utilizada pelo governo britânico sobre a imigração à utilizada pela Alemanha Nazi.
Em novembro de 2024, Lineker tinha anunciado que iria abandonar a condução do Match of the Day no final da época, mas que continuaria a colaborar com a BBC até ao próximo Campeonato do Mundo. O antigo internacional inglês já tinha antecipado um possível desejo da estação em seguir caminhos separados.
Lineker, que até ao momento não comentou o despedimento, foi internacional inglês por 80 ocasiões, tendo somado 48 golos.