A seleção portuguesa venceu, na tarde desta sexta-feira, a França, por 6-3, e garantiu o apuramento para o Mundial 2025 de futebol de praia, que será disputado nas Seychelles. Após o triunfo na primeira jornada frente à Polónia, por 6-1, Portugal conquista agora a segunda vitória e, com seis pontos em seis possíveis, assegurou o passaporte para a fase final da prova.

Apesar do susto inicial - a turma lusa começou o jogo com uma desvantagem de duas bolas, após bis de rajada de Lassami -, os heróis da areia puxaram dos galões e correram atrás do prejuízo. Miguel Pintado reduziu nos instantes seguintes, com um pontapé de bicicleta, e Jordan Santos, aos 8 minutos, registou a igualdade no marcador através de um tiro potente.

Portugal colocou-se na frente do marcador ainda no primeiro período, por intermédio de Pintado (11'), com um remate acrobático, e de Bernardo Lopes (12'), que aplicou um belo remate, colocando o esférico para o fundo das redes do guardião adversário.

No reatar da partida, Bê Martins ampliou a confortável vantagem dos comandados de Mário Narciso - o ala enganou o adversário direto e finalizou de longe, com um remate enquadrado ao ângulo superior esquerdo da baliza da França. Pedro Mano, guardião luso, rubricou aos 4 minutos o seu nome na lista de marcadores, com um pontapé forte, também à distância. Indefensável para Guerin.

Já perto do final do segundo período, o capitão da armada francesa, Quentin Gosselin, reduziu a vantagem portuguesa através de livre direto. No derradeiro tempo, não existiram alterações no marcadores, mas Pedro Mano exibiu-se ao mais alto nível, aos 4 minutos, com duas defesas consecutivas que impediram com sucesso as investidas da França.

Com o apuramento garantido esta sexta-feira, a Armada das Quinas concentra, assim, o foco na conquista do Mundial, prova que já venceu por duas ocasiões - em 2015 e em 2019. Recorde-se que Portugal é também o atual campeão europeu da modalidade.