
O World Sevens Football (W7F) anunciou o lançamento de duas iniciativas de impacto social - Community Champions e Rising 7's - que serão apresentadas em Portugal, no Estoril, entre 21 e 23 de maio, que irá acolher um dos torneios da organização. A série de competições do W7F, dedicadas à promoção do futebol feminino, contará com um prémio recorde de 5 milhões de dólares, cada um com a participação de oito clubes profissionais de topo e jogadoras de todo o mundo.
Na festa de boas-vindas do torneio, no dia 20 de Maio, será lançada a iniciativa Community Champions, que reconhece, apoia e amplifica o trabalho de três organizações locais sem fins lucrativos que promovem mudanças concretas no acesso das raparigas ao futebol e no progresso das mulheres. Este evento terá como parceiros a Fundação Benfica, a CAIS e a Girls for Girls Portugal. Cada organização receberá um apoio financeiro de 10 mil dólares, bem como várias oportunidades de dar visibilidade ao seu trabalho, tanto a nível local como internacional.
No segundo dia do torneio, o W7F irá realizar o Rising 7's, uma iniciativa que visa alertar para as taxas desproporcionais de desistência do desporto por parte das raparigas e incentivá-las a continuar a jogar futebol nas comunidades locais onde os torneios têm lugar. Este dia será dedicado à formação e mentoria para jovens, com clínicas de futebol na Academia do Estoril Praia, junto ao estádio. Cerca de 100 raparigas locais com menos de 13 anos irão receber treino de alto nível e conviver com várias jogadoras internacionais - Laura Georges, Tobin Heath, Kelley O'Hara, Anita Asante e Caroline Seger.
"Queremos que os nossos torneios deixem um legado em cada cidade por onde passam. Ao apoiar e celebrar organizações locais e ao investir no acesso das raparigas ao futebol, garantimos que o nosso impacto perdure muito além do apito final", afirmou Will Smith, Director de Impacto do W7F e Fundador & CEO da Charter Oak Advisory.