
Franco Morbidelli liderou o primeiro treino livre do GP das Américas de MotoGP, marcado pela chuva que tem sido uma constante esta sexta-feira.
Numa manhã chuvosa em Austin enquanto é esperado tempo seco para sábado e domingo, esta sessão não teve tanta utilidade como equipas e pilotos gostariam. O que não impediu que a ação começasse assim que houve bandeira verde.
O primeiro líder foi Jack Miller (Prima Pramac Yamaha), na frente de Johann Zarco (Castrol Honda LCR), antes de Marc Márquez (Ducati) passar para o topo. Os tempos continuaram a melhorar e, depois de dez minutos, Morbidelli (Pertamina Enduro VR46/Ducati) estava na frente com Francesco Bagnaia (Ducati) em segundo… antes de Marc Márquez voltar a liderar. Por sua vez, foi superado por Miller.
A 31 minutos do fim, forte queda de Marc Márquez na curva dois, pouco depois de ter voltado a ser o mais veloz. O piloto não parece ter sofrido consequências físicas de maior nesta sua primeira queda desde que chegou à equipa oficial da Ducati.
Depois da queda do oito vezes campeão do mundo, a tendência de melhoria de tempos continuou, e Morbidelli ficou a liderar de novo… antes de ser superado por Álex Márquez (BK8 Gresini/Ducati) e Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3). A 20 minutos do fim, era Bagnaia a ter o melhor tempo.
No último quarto de hora, mais mexidas no topo da tabela, com Morbidelli na liderança e Raúl Fernández (Trackhouse/Aprilia) em segundo. Dentro dos derradeiros dez minutos, os tempos desceram consideravelmente, com alterações constantes aos lugares cimeiros e vários pilotos a passarem pela liderança.
Mas foi Morbidelli a levar a melhor, com uma volta em 2m12,531s. Miller foi segundo a 0,083s, seguindo-se Marc Márquez a 0,249s. O top cinco foi fechado por Zarco e por Pedro Acosta (Red Bull KTM), com Bagnaia a acabar em sexto.