A partir da próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, os melhores surfistas juniores do Mundo iniciam a disputa pelo título mundial da categoria, nas ondas de Urbiztondo Beach, San Juan, nas Filipinas. Em prova vai estar o português Francisco Ordonhas, que é o campeão europeu em título da categoria. Ordonhas, de 19 anos, já sabe que vai estar em ação no heat 5 da ronda inaugural.

Em competição vão estar 24 surfistas na prova masculina e 24 na prova feminina. Ordonhas compete no quinto de oito heats da ronda inaugural masculina, onde vai ter pela frente o espanhol Kai Odriozola e o australiano Lennix Smith, ambos também com 19 anos. O vencedor da bateria avança diretamente para os oitavos-de-final, enquanto o segundo e terceiro vão ter de disputar uma ronda de repescagem.

Esta é a estreia do jovem surfista de Cascais nas ondas filipinas e o regresso de Portugal à competição masculina do Mundial Júnior da WSL, depois de alguns anos sem representação. Ainda assim, esta é uma prova em que Portugal soma um título no currículo, depois de Vasco Ribeiro ter vencido na Ericeira, em 2024.

Mais recentemente, em 2023, foi Kika Veselko a sagrar-se campeã mundial júnior feminina, na Califórnia. Este ano, a armada lusa não tem qualquer representação na prova feminina.

O Mundial Júnior da WSL tem uma janela de espera que vai de 13 a 19 de janeiro e vai coroar os próximos campeões mundial da categoria, que terão entrada direta para o circuito Challenger Series 2025. O norte-americano Jett Schilling e a australiana Sierra Kerr, que vai competir nas Filipinas e, assim, defender o título, foram os campeões mundiais no ano passado.