Portugal prepara-se para uma dupla jornada de elevada importância na Liga A da Nation's League. As lusas vão defrontar a Inglaterra e a Bélgica nos próximos dias 30 de maio e 3 de junho, respetivamente.

Francisco Neto divulgou a lista de convocadas e fez a antevisão aos últimos dois jogos das navegadoras na competição. Falaram-se de regressos, novidades e, ainda, sobre a possibilidade Francisca Nazareth estar presente no Euro.

Regressos, novidades: «Depois de uma análise e de concluirmos a época, estas são as jogadoras que achamos que nos podem ajudar nesta dupla jornada. As convocatórias não são fechadas, estamos atentos à prestação das jogadoras. Depois de muitos jogos observados, neste momento estas são as jogadoras que parecem estar melhor e que melhor nos irão ajudar a corresponder aos objetivos desta dupla jornada.»

Jéssica Silva de regresso: «As lesões fazem parte do trajeto, nós não gostamos enquanto equipa técnica de ter jogadoras impossibilitadas por isso. As jogadoras nunca gostam de estar lesionadas. Passou por um período complicado, mas conseguiu reagir e está a treinar normalmente com a sua equipa. Temos todas as informações de que está disponível para jogar na sua equipa. É uma jogadora muito experiente e que nos aporta coisas muito boas.»

Bárbara Lopes, Carolina Correia e Samara Lino: «As jogadoras têm vindo a demonstrar bons indicadores, nós temos feito um acompanhamento muito de perto de todas as jogadoras. A Carolina e a Samara - em estreia na convocatória - têm dado muito bons indicadores para aqui estar. Fizeram por merecer a chamada e agora têm de chegar e continuar o trabalho que fizeram no clube.»

Contas da Liga das Nações: «Temos a ambição de pontuar em Inglaterra. A nossa proposta é em cada jogo somar os nossos pontos. Um dos nossos objetivos é chegar ao último jogo só a depender de nós. E chegámos a esta última dupla jornada dessa forma.

Foco total em ir a Wembley fazer um bom jogo. E depois recuperar as jogadoras e preparar da melhor forma o jogo com a Bélgica. Não nos adianta estar só a pensar no jogo da Bélgica sem achar que temos de competir com a Inglaterra. Temos de ter este caráter de competir com as melhores, seja onde for.»

Kika Nazareth: «O processo de recuperação de lesão tem sempre altos e baixos. Aquilo que sabemos pelo contacto semanal com o clube é que a evolução é positiva e está dentro da recuperação esperada. Só em cima da fase final teremos a certeza absoluta se podemos contar a Francisca. Como ela há pouco tempo disse, não é algo que está descartado. Às vezes há surpresas positivas e é a isso que nos agarramos.»

Joana Marchão: «A Joana no penúltimo jogo do Servette teve uma lesão que a impossibilita de estar connosco. É uma questão física.»

Inglaterra com vontade de voltar às vitórias: «Estamos a falar de uma equipa que é campeã da Europa. Uma equipa que tem alternado coisas muito boas, com alguns resultados que não são tão positivos. A verdade é que a exibição foi dominante (vs Bélgica), apesar do resultado. A Bélgica teve todo o mérito de chegar ao 3-0, mas o grande domínio do jogo foi da Inglaterra.

São equipas que não estão habituadas a perder e vem aí um Campeonato da Europa... Vão jogar perante os seus adeptos, uma casa cheia e são esses palcos que nos fazem crescer. São tudo fatores extras que vão motivar a seleção inglesa. Ao mesmo tempo, também tem de ser um fator motivador para Portugal. Estar entre as melhor e poder crescer.»