No GP de Itália do ano passado, Álex Rins sofreu graves lesões na perna direita. Passado cerca de ano e meio, foi recentemente operado para um novo passo no processo de cura – consistindo pela remoção de placas e outro material.

O espanhol da Monster Energy Yamaha esclareceu ao podcast Por Orejas, do site Motorsport.com, que estava já tudo programado e tem boas sensações: ‘Era algo que tínhamos programado já para quando acabasse a temporada. Tiraram-me algumas placas, algum material que eu tinha na perna. E foi uma verificação para ver se estava tudo bem. Agora – e espero que os médicos não oiçam – estou a apoiar um bocado mais do que me deixam, indo sobretudo pelas sensações. Mas estou muito contente, estou entusiasmado com esta nova temporada, e já a trabalhar para 2025’.

Apesar de ter regressado às pistas ainda no ano passado, a lesão na perna demorou muito a recuperar – causando até dores que faziam Rins coxear. Mas o piloto disse que os médicos estão contentes com a recuperação:

O maior problema que eu tinha era quando caminhava. Dependendo muito de onde estivesse, se estava calor ou frio, as mudanças de temperatura, se caminhava mais ou menos do que o normal, doía-me muito. Os médicos, aproveitando que me abriram para tirar material do tornozelo e da tíbia, quiseram olhar um bocado e perceber o motivo. Então, ao aproveitarem esta operação que fiz há duas semanas, pusemos uma pequena placa na tíbia para dar um bocado mais de estabilidade. Mas os médicos estão muito contentes por como correu a recuperação. Foi uma lesão muito feia, perdi muito osso da tíbia, então eles estão muito contentes [com a recuperação].