
O título da segunda divisão inglesa ficou decidido já para lá dos 90 minutos da jornada final. Graças a um golo aos 90'+1, o Leeds bateu o Plymouth e somou os mesmos 100 pontos que o Burnley e, devido à diferença de golos, sagrou-se vencedor do Championship.
Os 12 jogos da 46.ª e última jornada começaram todos pelas 12h30, com o grande interesse virado para o Plymouth-Leeds e para o Burnley-Milwall. No Turf Moor, a equipa do Millwall ainda ameaçou, graças a golo de Ivanovic aos 11 minutos. Brownhill empatou logo a seguir, os clarets foram dominantes e, na segunda parte, Anthony e Brownhill fizeram os golos da vitória justa da equipa de Scott Parker.
Mais de 500 quilómetros a sul, o Leeds jogava com o Plymouth Argyle e, apesar de ser o duelo entre o melhor ataque, com 95 golos marcados pelo primeiro classificado, e a pior defesa, com 88 golos sofridos pelo penúltimo, as coisas não foram nada fáceis. Perante o adversário que eliminou o Liverpool da Taça de Inglaterra, a equipa de Daniel Farke entrou a perder com autogolo de Byram aos 18'.
Na segunda parte, Wilfired Gnonto, extremo de 21 anos, vestiu a farda de herói. O Leeds dominou, fez mais oito remates que os dois do Plymouth e, aos 53', chegou ao empate com golo do italiano. Apesar disso, não era suficiente, uma vez que a igualdade daria o campeonato ao Burnley. Aos 90'+1, Gnonto voltou a ser decisivo, mas o protagonista é o recetor do passe: Manor Solomon entrou na área, cortou para dentro e fez o tento derradeiro.
O apito final chegou minutos depois e coroou o Leeds como vencedor da segunda divisão pela quarta vez, com os mesmos 100 pontos mas melhor diferença de golos que o Burnley. Além destes dois emblemas, mais um subirá à Premier League. Nas meias-finais do play-off, cuja final será em Wembley, o Sheffield United recebe o Bristol City e o Sunderland joga em casa com o Coventry. Luton, Plymouth e Cardiff foram despromovidos à League One, terceiro escalão do futebol inglês.