
O Santos vai mesmo ter de pagar 2.5 milhões de euros ao FC Arouca, devido à transferência de João Basso. O atleta foi transferido, em definitivo, na época de 2023/2024, com a venda do passe a ser consumada pelo valor acima referido. Apesar disto, o resto da quantia não está a ser devidamente saldada e o emblema português recorreu à FIFA, que deu parecer positivo.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record e, entretanto, confirmadas pelo zerozero junto do clube arouquense, a turma paulista havia, anteriormente, saldado o valor de 500 mil euros, mas não mais voltaram a realizar o pagamento de nova fatia.
Por este mesmo atraso, o valor final, que estaria, após o primeiro pagamento, em dois milhões de euros, voltou à quantia inicial, muito devido a custos de penalização devidamente contratualizados no momento da efetivação desta transferência.
Após esta decisão, a FIFA decretou que o Santos tem 45 dias para proceder ao ressarcimento total do montante, correndo risco, em caso de incumprimento, de ficar com um FIFA Ban, o que os impedirá de inscrever novos jogadores.
*por Vítor Hugo Monteiro