Marco Bezzecchi foi penalizado com uma Long Lap devido ao acidente com Maverick Viñales (Aprilia) na corrida Sprint do GP da Austrália de MotoGP. Os comissários consideraram como atenuante o efeito da aerodinâmica para não penalizarem mais o piloto da Pertamina Enduro VR46, mas Aleix Espargaró não concorda.
O veterano da Aprilia disse à imprensa que não concorda em culpar a aerodinâmica pelo sucedido, tendo em consideração que este está longe de ser um elemento novo na equação:
– A aerodinâmica torna a curva 1 de Phillip Island perigosa se cometeres um erro. De qualquer modo, se este fosse o primeiro ano com as asas, poderia entender, mas são já cinco anos; sabemos o que está a acontecer na curva 1 em Phillip Island. Por isso, penso que ficar atrás da aerodinâmica para justificar as ações não é justo.
No entender de Espargaró, a penalização imposta a Bezzecchi foi branda, apesar de não considerar que o italiano tenha causado o acidente propositadamente: ‘Há várias pessoas a dizerem que ele estava a tentar ultrapassar outra vez. Não creio que ele tenha feito de propósito, 100 por cento, mas foi um grande erro, e ele causou um grande acidente. E pôr a penalização ao mesmo nível de estar no meio a impedir alguém não é justo, não é bom’.