Presente na inauguração da Alamada Fernando Gomes, junto à Cidade do Futebol, Fernando Gomes falou sobre aos jornalistas sobre a «Operação Mais-Valia», à margem da cerimónia. Com vários suspeitos de recebimento indevido de vantagem, fraude fiscal e corrupção, o agora presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) rejeitou categoricamente um eventual envolvimento do seu nome no processo.

Possibilidade de envolvimento no caso: «Se temo vir a ser arguido? Em nenhuma circunstância. Está fora de questão.»

Auditorias nos 13 anos à frente dos destinos da FPF: «A Federação tinha duas auditorias quase em simultâneo. Além do Conselho Fiscal, que exercia a sua função, tinha uma empresa de auditoria, por mero acaso, que era representada nesse processo pela atual presidente do Conselho Fiscal da Federação: Raquel Esperança Sismeiro.

Nunca nos reportou qualquer tipo de anomalia em todos os relatórios que elaborava trimestralmente. Essa documentação está na Federação Portuguesa de Futebol. Isto são 52 relatórios de auditorias trimestrais que são do conhecimento da atual presidente do Conselho Fiscal da Federação.»

As buscas no dia da tomada de posse no Comité Olímpico: «A justiça tem de fazer o seu trabalho. Tem é de ter alguma atuação no cuidado da proteção das pessoas. Há pouco tempo tive uma pessoa muito amiga que desapareceu, que foi enxovalhada publicamente e que no fim foi completamente ilibada. A proteção do nome é uma área fundamental que deve ser preservada em todos os momentos em qualquer investigação.

Eventualmente poderiam ter pensado que havia uma tomada de posse do presidente do Comité Olímpico.

Nunca fui contactado, em nenhum momento, para acederem ao meu computador ou para me interrogarem. Se foi pedido acesso aos meus emails e recibos de vencimento? Zero. Nunca fui citado para o que quer que seja. Desconhecia até às 15h43 que havia essa operação.»

Ausência de Pedro Proença na inauguração da alameda?: «Está presente quem quer estar presente. Não tenho de manifestar a surpresa. Tanto quanto julgo saber, a Câmara Municipal de Oeiras convidou a FPF. Foi com muito gosto que tive aqui o Toni, uma pessoa que prezo muito, uma referência e vice-presidente da Federação. A Federação, como instituição, está representada e isso é o mais importante.»