O FC Porto garantiu um lugar na final da Taça de Portugal, tal como aconteceu nas últimas cinco edições, derrotando o Avanca, em Estarreja, por 47-32 na segunda mão das meias-finais. À semelhança do que aconteceu na primeira mão (37-21), no Dragão Arena. Ontem, os portistas entraram em força (1-5), o Avanca reorganizou-se e aos 25 minutos estava em jogo ( 16-16), porém, um parcial 4-0 acabou com o sonho dos anfitriões. Na segunda parte, o FC Porto não deu hipóteses e, no final, Antonio Martínez e Pedro Oliveira foram os melhores marcadores com sete golos cada.

Com este triunfo, os jogadores orientados por Magnus Anderssen garantem pela quarta vez consecutiva a hipótese de conquistar a Taça que, mais uma vez, será disputada frente ao Sporting.

Ora, os leões venceram orgulhosamente os últimos três confrontos com os azuis e brancos e levaram a Taça para o museu de Alvalade, um cenário que o FC Porto não quer seguramente repetir, adivinhando-se, por isso, mais um duelo de alto nível e imprevisibilidade.

Para aqui chegar, os jogadores de Ricardo Costa foram a Braga acabar com as ambições do ABC ao vencerem 32-40, embora ao intervalo o resultado registasse um empate (17-17).

Na segunda metade, houve espaço para mais duas igualdades até que os minhotos viraram completamente o rumo do encontro, após cartão azul a Christian Moga. O ABC de Braga passou a comandar, por pouco tempo porque o Sporting rapidamente se reorganizou e regressou à liderança, tomando as rédeas do encontro e conquistando a vitória que selou novo triunfo, depois do alcançado na primeira mão (38-29).

Kiko Costa com 10 golos foi o melhor marcador dos lisboetas, recordistas de títulos na Taça de Portugal de andebol, com 18 de troféus.

A final está marcada para dia 7 de junho, no pavilhão municipal, em Santo Tirso.