O nome de Mika Faye está validado pela direção do futebol profissional do FC Porto e pelo treinador Vítor Bruno. O desejo é real, as conversas com os representantes do futebolista chegaram a uma boa plataforma de entendimento, mas o zerozero sabe que há um problema maiúsculo a adiar, por ora, a concretização do negócio: o Barcelona está a valorizar o atleta de uma forma irrealista, de acordo com a avaliação portista.

Mika Faye
2023/2024
34 Jogos 2967 Minutos
4 11 1 1 2x

ver mais �
Da Catalunha, os números atirados para a mesa negocial são 15 milhões de euros. A quantia está três vezes acima daquela que o FC Porto entende ser justa e lógica para um central de 19 anos e ainda sem qualquer aparição na equipa principal culé.

Basta lembrar que há um ano, Nico González foi contratado por 8,40 milhões de euros, quando já levava 37 jogos oficiais pelo Barcelona, além de uma época de nível interessante no Valencia. O FC Porto jogará com estes dados para mostrar ao Barcelona que a verba pedida no Camp Nou não encontra eco na lógica desportiva.

O FC Porto não pretende ir além dos cinco milhões de euros, permitindo ao Barcelona reter uma percentagem relativa a uma futura transferência.

Quem é Mika Faye?

Natural de Sedhiou, no oeste do Senegal, Mikayil Ngor Faye entrou aos 14 anos na academia de futebol fundada pelo bem conhecido Patrick Vieira. Em 2019 foi chamado ao Mundial de sub17 e ajudou o seu país a chegar aos oitavos-de-final. Nessa fase, a Espanha venceu por 2-1, mas Faye entrou no radar do Barcelona.

Sem ser extremamente alto (1,86 metros), Faye é um central rápido, robusto e dono de um pé esquerdo capaz de fazer golos de livre e de longa distância. Marcou quatro golos pela equipa B do Barcelona em 23/24 e tem contrato com os catalães até 2027.

A chegada à Europa ocorreu no verão de 2022, com uma passagem pelos croatas do NK Kustosija, da segunda divisão. Mudou, entretanto, para o Barcelona, fez a pré-época com a equipa principal (na foto de capa luta contra Colombo, do Milan, num jogo em Las Vegas) e baixou ao Barça Atlètic. Iniciou a época a fazer dupla de centrais com Pau Cubarsí, antes do prodígio ser promovido por Xavi.

Carlos Olmo, irmão de Dani Olmo, foi colega de equipa de Faye na Croácia. «O que mais gosto nele é a cabeça que tem. É um miúdo super tranquilo. Se tivesse de destacar algo nele, seria a velocidade: é o jogador mais rápido que já vi», afirmou em março no podcast Team Barça.

«Com 18 anos já era o batedor dos livres e dos cantos da nossa equipa. Tem um pontapé muito forte.»

O projeto-FC Porto agrada muito a Mika Faye e aos seus representantes. Para a mudança acontecer, o Barcelona tem de baixar drasticamente a verba inicialmente pedida. Um bom desafio para André Villas-Boas, Andoni Zubizarreta e Jorge Costa.

Com a saída de Pepe, o FC Porto tem Zé Pedro, Otávio, Fábio Cardoso e Ivan Marcano no lote de centrais, além do promissor Gabriel Brás.