O FC Porto anunciou esta segunda-feira a saída de Vítor Bruno do comando técnico portista, depois de uma reunião de emergência no estádio do Dragão, convocada após a terceira derrota consecutiva, desta vez frente ao Gil Vicente.

Num breve nota publicada no site, o clube dá conta de que iniciou negociações com Vítor Bruno para a cessação, com efeitos imediatos, do contrato de trabalho que o ligava ao clube desde o início da presente época.

Vítor Bruno foi anunciado como treinador principal do FC Porto a 9 de junho de 2023, após um período de 12 anos como adjunto de Sérgio Conceição. O técnico de 41 anos, que sucedeu a Conceição no comando da equipa, tinha contrato válido até 2026.

A entrada de Vítor Bruno em cena como treinador principal foi atribulada. As notícias davam conta de uma alegada 'traição' do então adjunto a Sérgio Conceição. Vítor Bruno viu-se obrigado a esclarecer, num comunicado, que comunicou ao então treinador do FC Porto que tinha recebido um convite para treinar a equipa principal, tendo Conceição compreendido.

Entretanto, Conceição tem agora uma nova vida do AC Milan. Já Vítor Bruno, sete meses depois, despede-se do comando técnico da equipa principal do FC Porto, depois da forte contestação por parte de adeptos e jogadores.

Este domingo, depois da derrota do FC Porto frente ao Gil Vicente por 3-1, Pepê utilizou as redes sociais para criticar as declarações do treinador portista e revelar que foi obrigado a treinar sozinho durante toda a semana. Também esta noite, os jogadores do plantel foram convocados para uma reunião de emergência no estádio do Dragão, solicitada pelo presidente portista, André Villas-Boas.

Sob o comando técnico de Vítor Bruno, o FC Porto somou 18 vitórias, três empates e oito derrotas em 29 jogos. O treinador deixa os dragões no 3.º lugar da Primeira Liga, com 40 pontos, a quatro do líder Sporting e a um do Benfica, em 2.º lugar. Na Liga Europa, a equipa permanece em zona de apuramento para o playoff da competição. Durante o comando de Vítor Bruno, o FC Porto foi eliminado pelo Moreirense nos 16 avos de final da Taça de Portugal e, mais recentemente, pelo Sporting nas meias-finais da Taça da Liga.


[Artigo atualizado às 02:50h]