Emprestado pelo FC Porto ao Al Ain na janela de transferências do verão do ano passado, Fábio Cardoso participou em 25 dos 37 jogos já realizados pela equipa. O acordo entre clubes contemplou uma cláusula de opção de compra fixada nos 1,2 milhões de euros, mas, segundo apurou Record, o clube dos Emirados Árabes Unidos não tenciona exercê-la. Certo, para já, é que ainda não sinalizou qualquer intenção junto dos dragões, mas tudo leva a crer que irá devolver o defesa-central ao FC Porto ainda antes do Mundial de Clubes, até por forma promover a tão desejada reformulação do seu plantel.

Ao contrário do que aconteceu noutros contratos de empréstimo celebrados por clubes que vão participar na prova da FIFA, no de Fábio Cardoso não ficou acordado qualquer tipo de extensão tendo em vista a referida competição, pelo que a cedência termina a 30 de junho próximo. De qualquer forma, o Al Ain já nem deve levar o jogador aos Estados Unidos da América, onde vai defrontar, na fase regular, a Juventus (Itália), o Manchester City (Inglaterra) e o WAC Casablanca (Marrocos).

Recordar que o Al Ain pagou um milhão de euros ao FC Porto pelo empréstimo do central e ficou ainda responsável pelos seus salários.