Frankie Carchedi explicou parte dos segredos de Marc Márquez para conseguir uma emocionante vitória em Phillip Island, ainda para mais depois de um início de corrida marcado por um momento tenso, quando ‘tear-off’ (plástico protetor da viseira) que o piloto removeu ficou preso na roda dianteira e causou algum aparato na saída.
O chefe de mecânicos do piloto da Gresini Racing revelou, à TNT Sports e citado pelo Motosan, que o incidente alterou completamente o plano de corrida: ‘Tínhamos uma estratégia, mas o ‘tear-off’ mudou tudo. Não podes escrever um guião para isto. MotoGP é assim, tudo pode acontecer’.
Márquez, que começou na primeira linha da grelha, enfrentou uma situação perigosa, mas soube gerir os imprevistos e durante a corrida, a equipa notou que o #93 estava a pilotar de forma diferente: ‘O plano era poupar pneus e atacar no final, mas a primeira volta foi decisiva. Quando se colocou atrás de Pecco [Bagnaia], começou a fazer as curvas de maneira diferente. Nos últimos momentos da corrida, pilotou de uma forma que não vimos em todo o fim-de-semana’, observou Carchedi.
A vitória de Márquez foi um exemplo de resiliência e adaptação a circunstâncias imprevistas, precisamente algo que os responsáveis da Ducati colocaram como sendo um dos fatores que levaram à escolha do piloto para em 2025 estar na equipa de fábrica.