Na jornada anterior, o Estoril não apenas saiu sem pontuar – foi derrotado pelo Famalicão por 3-0 – como ainda saiu condicionado na sua defesa para a partida seguinte, que colocará uma receção ao terceiro classificado da Liga, o SC Braga.

A folha disciplinar retirará duas opções primordiais para Ian Cathro, que, recorde-se, também foi expulso após o final e aguarda por castigo por parte do Conselho de Disciplina da FPF: Felix Bacher desfalcará a defesa e também a ala direita terá de conhecer uma alteração visto que Wagner Pina foi admoestado com o quinto amarelo em Famalicão e terá, forçosamente, de falhar o embate com os guerreiros do Minho.

O internacional A por Cabo Verde, que participou em 29 dos 30 encontros disputados pelos canarinhos na presente temporada e a única partida que falhou foi por prevenção, devido a um protocolo de proteção depois de ter protagonizado um choque de cabeças com um companheiro de equipa em Alvalade, em partida frente ao Sporting. Desta feita, Pina falhará um jogo por motivos disciplinares e será rendido por Pedro Carvalho, que também o substituiu na última partida disputada, aos 82 minutos.