O diretor do Estoril Open, João Zilhão, confessou o “enorme orgulho e satisfação” pelo regresso da prova portuguesa de ténis ao calendário do ATP Tour em 2026, defendendo que “reforça a importância do torneio no circuito”.

Depois de integrar este ano o ATP Challenger Tour, com a categoria 175, o Estoril Open vai voltar a constar no principal circuito masculino, novamente como um ATP 250, mas numa nova data, entre 20 e 26 de julho.

“É com enorme orgulho e satisfação que vemos o Millennium Estoril Open a regressar ao Tour em 2026 e numa data inédita. Numa data em que os portugueses conhecem bem, numa semana em que no ano passado vimos o Nuno Borges ganhar ao Rafael Nadal no torneio de Baastad. E, portanto, vamos ter o torneio numa época que vai ser mais quente, noites calorosas, com menos chuva ou nenhuma, espero, e que vai sem dúvida oferecer uma grande experiência aos jogadores, fãs e todas as pessoas que vão ao Millennium Estoril Open”, avançou, em declarações à Lusa.

Depois de ter conquistado nos últimos anos um lugar cativo no circuito antes de Roland Garros, o segundo ‘major’ da temporada, disputado em terra batida, a organização viu-se obrigada a aceitar a mudança de data, segundo João Zilhão, devido a um “calendário extremamente congestionado”.

“O calendário está muito condensado, desde que os Masters 1.000 passaram a ter duas semanas, sobretudo os de terra batida, e, portanto, estivemos muitos meses a trabalhar para conseguir a melhor data possível e esta foi a melhor possível para 2026. É uma grande vitória para o ténis português e reforça a importância do nosso torneio no circuito, uma vez que é uma grande exceção aquilo que aconteceu e deixa-nos muito contentes pelo trabalho feito”, remata o diretor da prova.

O Estoril Open integrou o circuito ATP em 1990, tendo-se realizado entre esse ano e 2014 no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras. Em 2015, mudou-se para o Clube de Ténis do Estoril, com uma organização diferente, e este é o primeiro ano desde então que o ATP Tour não tem nenhum torneio português.

Este ano, o evento vai decorrer entre 26 de abril e 04 de maio e será um challenger ATP 175, o nível mais alto do segundo escalão.