Marc Márquez foi obrigado a remover uma película da sua viseira enquanto estava na grelha de partida do GP da Austrália de MotoGP – o que comprometeu o seu arranque, uma vez que a película foi parar ao seu pneu traseiro e fê-lo derrapar bastante ao partir. Francesco Bagnaia estava perto do piloto da Gresini e a situação também o afetou.
Em conferência de imprensa, o piloto da Ducati começou por referir: ‘Vi que ele estava a tirar a película, mas removeu-a, e atirou-a para o lado errado, porque o vento estava a soprar desse lado, por isso voltou para baixo da moto dele. Ele estava a tentar removê-la, mas estava debaixo da moto dele e estávamos muito perto do arranque. Portanto, não foi ideal’.
Quanto à medida em que a situação o afetou, Bagnaia explicou: ‘Eu vi, e disse: «Bem, tenho de ir mais para a direita». Mas, depois, o Maverick [Viñales] começou a ir para dentro, para a esquerda, e eu tive de fazer um desvio de obstáculos’.
Tal como Márquez admitiu, os pilotos têm um acordo apalavrado para não removerem as películas da viseira na grelha de partida, mas teve de o fazer por ter a visibilidade afetada por um inseto. Bagnaia dá razão ao rival:
– Estivemos a falar sobre não atirar a película no arranque, por causa do problema do [Jack] Miller que aconteceu em 2020 em Misano, mas nunca fizemos uma regra. Portanto, é algo que depende mais da sensação do piloto. Mas reconheço que se tiveres um inseto na tua viseira, é impossível ver, ou desconcentra-te muito, então é melhor removê-la.