
A reta final da missão bicampeão tem início na Reboleira. Sem mais paragens internacionais até à última jornada, o Sporting começa o último esforço na casa do Est. Amadora, na 27ª jornada da Liga Portugal Betclic.
A fase que se avizinha não é crucial só para os leões. Ainda que numa luta bem diferente, também os estrelistas têm de se agigantar para cumprir os objetivos da temporada. Os três pontos estão, por isso, mais caros que nunca.
Estrela nublada
Comecemos, então, pela formação da casa. O Estrela da Amadora vem de um registo não tão negativo quanto a posição que ocupam - 16º. Nos últimos cinco jogos, só perdeu uma vez, em Guimarães.
Para a partida deste sábado, há outro dado que importa ter em consideração: desde setembro de 2024, o conjunto tricolor conta somente - em 11 duelos - com três derrotas caseiras: frente a Benfica, SC Braga e Estoril Praia.
Na antevisão, José Faria recordou o encontro da primeira volta (5-1) e lançou o de sábado: «Fizemos um bom jogo, mas o Sporting aproveitou erros individuais nossos. Foi um resultado que não espelhou o que aconteceu e aquilo que conseguimos. Vamos tentar voltar a criar dificuldades ao Sporting, assim como fizemos no outro jogo.»
Onde é que estávamos?
Do outro lado, Rui Borges perspetivou um jogo «difícil»: «Será um jogo complicado, num campo que sempre o foi no passado do futebol português, principalmente para as equipas grandes. As equipas superam-se sempre de forma diferente [contra os grandes] e amanhã não será diferente. É uma equipa que precisa de pontos, que é muito competitiva e atlética, forte nos ataques rápidos. Na parte defensiva, têm alguns golos sofridos nas bolas paradas. A nós, compete-nos fazer o nosso melhor, dentro do que perspetivámos para a nossa estratégia.»
A escassez de opções continua a ferir o leão, mas, nesse departamento, Rui Borges já vê alguma luz ao fundo do túnel: Jeremiah St. Juste já recuperou, Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita estão para breve, Morten Hjulmand e Maxi Araújo estão disponíveis já na próxima jornada.
De resto, os campeões nacionais estavam a acertar o ritmo antes da paragem internacional: vinham de quatro vitórias consecutivas - recorde na era Rui Borges -, as últimas três por 3-1. Estará outro 3-1 a caminho?
Regressará o Sporting ao campeonato com o pé direito? Ou o Estrela da Amadora retorna à competição e afasta-se dos lugares perigosos? A bola começa a rolar às 18h, na Reboleira.
Onzes Prováveis
Est. Amadora: João Costa, Ferro, Miguel Lopes, Rúben Lima, Fábio Ronaldo, Paulo Moreira, Manuel Keliano, Nilton Varela, Alan Ruiz, Kikas, Chico Banza
Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Iván Fresneda, Zeno Debast, Eduardo Felicíssimo, Matheus Reis, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Geovany Quenda