O esquiador olímpico Berkin Usta morreu num incêndio que deflagrou no num hotel numa estância de esqui na Turquia.

No trágico acidente, além do atleta de 24 anos também morreu o seu pai, de 57, presidente da associação turca de professores de esqui e snowboard.

Aparentemente o hotel Kervansaray, em Uludag, estava fechado, mas além das vítimas mais 12 pessoas ficaram feridas. Horas antes de morrer, o esquiador partilhou um vídeo nas suas redes sociais revelando que estava instalado no quinto andar, juntamente com o pai.

Os bombeiros demoraram duas horas a controlar o incêndio, cujas causas estão ainda a ser apuradas.

Mustafa Bozbey, presidente da região de Bursa, explicou que o incêndio teve origem na cafetaria do Hotel Kervansaray mas não conseguiu explicar porque razão Usta, o seu pai, o ex-esquiador Yahya Usta, e vários empregados do hotel estavam num lugar que foi fechado por falta de licenças.

«Realizámos uma inspeção a este hotel em janeiro. Identificámos várias deficiências e denunciámo-las às autoridades competentes. Foi informado que o hotel estava fechado. Estamos a investigar como estavam 12 pessoas lá dentro, se é um caso de negligência», disse o autarca.

Berkin Usta participou nos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022 e fundou a equipa Skicraft. no O atleta participou também Festival Olímpico de Inverno da Juventude Europeia de Erzurum 2017.