
Primeira Liga, 30.ª jornada: sábado, 19 de abril de 2025, 20h30.
A ANTEVISÃO: APÓS TROPEÇO DIANTE DO AROUCA, ENCARNADOS NÃO QUEREM DEIXAREM FUGIR LEÕES
A atual edição da Primeira Liga caminha a passos largos para o seu final e um dos protagonistas da luta fulminante da conquista desta é o Benfica. Depois de ter goleado a equipa do Porto, em pleno Estádio do Dragão, e ter beneficiado da escorregadela caseira do Sporting, diante do Braga, tudo apontava para que as águias se alavancassem nas últimas aspirações da Liga 2024/25, mas deixaram fugir a liderança isolada após a divisão de pontos protagonizada frente ao Arouca (2-2) na jornada transata.
Dado este panorama, em que se encontram a dividir a liderança da prova juntamente com o Sporting, surge agora novo desafio para o conjunto de Bruno Lage, com uma deslocação habitualmente complicada ao reduto do Vitória SC. De salientar que, os vimaranenses encontram-se num bom momento, contabilizando um total de três triunfos em quatro partidas e discutem de modo aceso o quinto lugar da prova junto do Santa Clara.
A priori, o favoritismo desta partida é atribuído ao Benfica, dado a motivação extra que têm em não deixar o rival direto fugir na liderança, caso o Clube de Alvalade triunfe na receção ao Moreirense, mas a competição nacional em curso já nos fez aprender que cada partida de futebol tem a sua história, que decorrerá em 90 minutos onde inúmeros cenários poderão acontecer, num terreno onde o Vitória SC habitualmente beneficia do fator casa.
10 DADOS RÁPIDOS
- Vitória SC e Benfica já mediram forças por 159 ocasiões, com o histórico a ser favorável aos encarnados (112 triunfos contra 21 dos Conquistadores).
- No último jogo entre os dois coletivos disputado no Estádio Afonso Henriques, as formações protagonizaram um empate a duas bolas.
- Na primeira volta da atual edição da Liga, o Benfica derrotou a turma outrora liderada por Rui Borges, por 1-0.
- Em Guimarães, os encarnados já conseguiram faturar por 159 ocasiões.
- O Benfica não vence no reduto dos minhotos desde a temporada 2021/22.
- O Vitória SC não consegue derrotar as águias, em casa, há 13 anos.
- André Silva foi o último atleta dos nortenhos a abanar as redes da turma da Luz.
- Já Arthur Cabral foi decisivo no resgate de um ponto no último embate disputado em Guimarães.
- Umaro Embaló (Vitória SC), Alexander Bah, Renato Sanches e Manu Silva (Benfica) serão baixas para este duelo.
- O árbitro da partida será Gustavo Correia (AF Porto).
JOGADORES A TER EM CONTA

Gustavo Silva – O avançado dos vitorianos regressou recentemente às escolhas de Luís Freire e tem mostrado serviço na frente de ataque. Foi o autor do golo solitário no triunfo diante do Gil Vicente e selou a vantagem frente ao Santa Clara pelo que estará certamente focado em manter esta tendência goleadora e trocar as voltas ao setor defensivo encarnado.

Vangelis Pavlidis – Inevitável destacar o trabalho do ponta-de-lança grego nas últimas partidas do Benfica. Com um hat-trick apontado no Estádio do Dragão e com golos assinalados frente ao Farense e Arouca, o camisola 14 poderá ser (novamente) o ‘Ás’ de trunfo de Bruno Lage num campo onde os encarnados não têm tido motivos para sorrir.
XI´s PROVÁVEIS
Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Villanueva, Filipe Relvas, João Mendes, Tomás Handel, Tiago Silva, Telmo Arcanjo, João Mendes, Gustavo Silva e Nélson Oliveira.
Treinador: Luís Freire
«Estou à espera de um jogo muito disputado e rico em termos táticos, com bons intervenientes em campo. O Benfica está a fazer um excelente campeonato e tem andado entre os dois primeiros lugares».
Benfica: Trubin, Tomás Aráujo, Otamendi, António Silva, Carreras, Florentino, Aursnes, Ángel Di Maria, Kokçu, Akturkoglu, Pavlidis.
Treinador: Bruno Lage
«Prevejo um grande jogo, pela forma como o Vitória joga, com enorme qualidade, e também pelo que temos vindo a fazer. Ambas as equipas querem vencer o jogo. O nosso sentimento é de concentração absoluta, motivação em alta, vencer um grande jogar e trazer os três pontos».
PREVISÃO DE RESULTADO: Vitória SC 0-1 Benfica