Primeira Liga, 30.ª jornada: sábado, 19 de abril de 2025, 20h30.

A ANTEVISÃO: APÓS TROPEÇO DIANTE DO AROUCA, ENCARNADOS NÃO QUEREM DEIXAREM FUGIR LEÕES

A atual edição da Primeira Liga caminha a passos largos para o seu final e um dos protagonistas da luta fulminante da conquista desta é o Benfica. Depois de ter goleado a equipa do Porto, em pleno Estádio do Dragão, e ter beneficiado da escorregadela caseira do Sporting, diante do Braga, tudo apontava para que as águias se alavancassem nas últimas aspirações da Liga 2024/25, mas deixaram fugir a liderança isolada após a divisão de pontos protagonizada frente ao Arouca (2-2) na jornada transata.

Dado este panorama, em que se encontram a dividir a liderança da prova juntamente com o Sporting, surge agora novo desafio para o conjunto de Bruno Lage, com uma deslocação habitualmente complicada ao reduto do Vitória SC. De salientar que, os vimaranenses encontram-se num bom momento, contabilizando um total de três triunfos em quatro partidas e discutem de modo aceso o quinto lugar da prova junto do Santa Clara.

A priori, o favoritismo desta partida é atribuído ao Benfica, dado a motivação extra que têm em não deixar o rival direto fugir na liderança, caso o Clube de Alvalade triunfe na receção ao Moreirense, mas a competição nacional em curso já nos fez aprender que cada partida de futebol tem a sua história, que decorrerá em 90 minutos onde inúmeros cenários poderão acontecer, num terreno onde o Vitória SC habitualmente beneficia do fator casa.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Vitória SC e Benfica já mediram forças por 159 ocasiões, com o histórico a ser favorável aos encarnados (112 triunfos contra 21 dos Conquistadores).
  2. No último jogo entre os dois coletivos disputado no Estádio Afonso Henriques, as formações protagonizaram um empate a duas bolas.
  3. Na primeira volta da atual edição da Liga, o Benfica derrotou a turma outrora liderada por Rui Borges, por 1-0.
  4. Em Guimarães, os encarnados já conseguiram faturar por 159 ocasiões.
  5. O Benfica não vence no reduto dos minhotos desde a temporada 2021/22.
  6. O Vitória SC não consegue derrotar as águias, em casa, há 13 anos.
  7. André Silva foi o último atleta dos nortenhos a abanar as redes da turma da Luz.
  8. Já Arthur Cabral foi decisivo no resgate de um ponto no último embate disputado em Guimarães.
  9. Umaro Embaló (Vitória SC), Alexander Bah, Renato Sanches e Manu Silva (Benfica) serão baixas para este duelo.
  10. O árbitro da partida será Gustavo Correia (AF Porto).

JOGADORES A TER EM CONTA

Gustavo Silva O avançado dos vitorianos regressou recentemente às escolhas de Luís Freire e tem mostrado serviço na frente de ataque. Foi o autor do golo solitário no triunfo diante do Gil Vicente e selou a vantagem frente ao Santa Clara pelo que estará certamente focado em manter esta tendência goleadora e trocar as voltas ao setor defensivo encarnado.

Vangelis Pavlidis Inevitável destacar o trabalho do ponta-de-lança grego nas últimas partidas do Benfica. Com um hat-trick apontado no Estádio do Dragão e com golos assinalados frente ao Farense e Arouca, o camisola 14 poderá ser (novamente) o ‘Ás’ de trunfo de Bruno Lage num campo onde os encarnados não têm tido motivos para sorrir.

XI´s PROVÁVEIS

Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Villanueva, Filipe Relvas, João Mendes, Tomás Handel, Tiago Silva, Telmo Arcanjo, João Mendes, Gustavo Silva e Nélson Oliveira.

Treinador: Luís Freire

«Estou à espera de um jogo muito disputado e rico em termos táticos, com bons intervenientes em campo. O Benfica está a fazer um excelente campeonato e tem andado entre os dois primeiros lugares».

Benfica: Trubin, Tomás Aráujo, Otamendi, António Silva, Carreras, Florentino, Aursnes, Ángel Di Maria, Kokçu, Akturkoglu, Pavlidis.

Treinador: Bruno Lage

«Prevejo um grande jogo, pela forma como o Vitória joga, com enorme qualidade, e também pelo que temos vindo a fazer. Ambas as equipas querem vencer o jogo. O nosso sentimento é de concentração absoluta, motivação em alta, vencer um grande jogar e trazer os três pontos».

PREVISÃO DE RESULTADO: Vitória SC 0-1 Benfica