
Elfyn Evans é o primeiro líder do Rali de Portugal, ao ter feito o melhor tempo na superespecial da Figueira da Foz, com o registo de 2.18,1 minutos. O atual comandante do campeonato do Mundo (WRC) mostrou-se à concorrência no curto traçado de 2,94 km, ainda que não tenham sido estabelecidas grandes diferenças entre os principais candidatos.
O tempo de Evans constitui o novo recorde desta especial, depois dos 2.24,20 minutos de Thierry Neuville no ano passado, quando os carros Rally1 ainda eram híbridos. Este ano, não há tecnologia híbrida no WRC e, como tal, veículos estão mais leves.
Diogo Salvi, português que guia um Ford Puma Rally1, fez um tempo de 2.39,7 minutos, mais 21,6 segundos do que a marca de Elfyn Evans. "Não sei conduzir o carro e os 'donuts' são o meu calcanhar de aquiles. Está tudo muito bonito, o ambiente, o público, mas o piloto...", brincou.
Às portas do top 10 ficou Kris Meeke, piloto da Toyota GR Caetano Portugal, que concorre no Campeonato de Portugal de Ralis, cujas contas encerram no final do longo dia de sexta-feira. O melhor português na Figueira foi Ricardo Teodósio.
Classificação na Figueira da Foz:
1.º Elfyn Evans, Toyota, 2.18,1 minutos
2.º Sébastien Ogier, Toyota, +0,2s
3.º Ott Tänak, Hyundai, +0,2s
4.º Adrien Fourmaux, Hyundai, +0,4s
5.º Thierry Neuville, Hyundai, +0,6s
6.º Kalle Rovanperä, Toyota, +1,3s
7.º Takamoto Katsuta, Toyota, +1,9s
8.º Sami Pajari, Toyota, +4,1s
9.º Nikolay Gryazin, Skoda, +4,3s
10.º Martins Sesks, M-Sport Ford, +5s
(Notícia atualizada às 21h43)