A candidatura de Nuno Lobo às eleições da FPF está indignada pelo tratamento dispensado pela Liga aos dois elementos do atual Conselho de Arbitragem que integram as suas listas. João Ferreira e Bertino Miranda foram excluídos da tribuna presidencial, sendo enviados para uma bancada oposta do estádio de Leiria, onde também há acesso a adeptos.

A situação, ao que Record apurou, verificou-se logo na partida da meia-final entre Sporting e FC Porto, visando Bertino Miranda e contrariando a prática que vinha sendo seguida em edições anteriores da Allianz Cup, em que os elementos do CA sempre tiveram assento na tribunal presidencial. Não se sentindo seguro, o antigo árbitro assistente abandonou o estádio ao intervalo.

No dia seguinte, antes do Benfica-Sp. Braga, João Ferreira recebeu um email de Liga anulando o convite que lhe tinha sido atribuído inicialmente para a tribunal presidencial, destinando-se o novo convite ao sector oposto do Municipal de Leiria. Perante isso, João Ferreira nem sequer deu entrada no estádio e este sábado, tendo sido designado pelo CA da FPF para acompanhar a equipa de arbitragem de João Pinheiro, optou por permanecer no balneário precisamente para não ter de assistir à partida no tal sector onde não ficaria isolado dos adeptos.

Bertino Miranda reportou o ocorrido às instâncias federativas e comunicou o desagrado à Liga por via eletrónica. Segundo foi possível apurar, João Ferreira manifestou o agastamento a Pedro Proença, que como se sabe é também candidato à presidência da FPF, estando esta mudança de protocolo por parte da Liga em relação a estes dois elementos do CA a ser associada à corrida eleitoral em curso.

Ainda assim, o facto é que Nuno Lobo teve acesso à tribuna presidencial enquando líder da AF Lisboa, onde marcou presença junto dos delegados com direito de voto na eleição federativa. Segundo fonte da organização da final four da Allianz Cup, "os regulamentos foram cumpridos", pelo que os membros do atual CA e candidatos do CA da lista de Lobo foram "destinados a um camarote" alternativo devido a limitações logísticas, sendo negado, a Record, que estivessem à mercê de adeptos dos clubes e em risco de segurança.

Ainda segundo a mesma fonte, "mais membros do elenco de Nuno Lobo marcaram presença na tribunal presidencial", tendo ainda sido seguido o protocolo com o atual líder do CA da FPF, Fontelas Gomes, superior hierárquico de João Ferreira e Bertino Miranda, que integra a equipa de candidatos do ainda presidente da Liga e assegurou a representação do órgão.

Aliás, ao que o nosso jornal apurou, Nuno Lobo foi convidado por Pedro Proença a tomar parte na cerimónia protocolar de entrega do troféu de vencedor da Allianz Cup ao Benfica, marcando presença no palco montado no relvado em Leiria, mas recusou.