Eduardo Coelho terminou, esta quarta-feira, a sua carreira de árbitro de futsal.
O juiz da AF Aveiro despediu-se das quadras no Pavilhão do Leões Porto Salvo, tendo sido um dos árbitros do encontro que opôs a equipa da casa ao Sporting, que estava em atraso da 2.ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal e que terminou com a vitória forasteira por 6-4.
Aos 45 anos, Eduardo Coelho pode orgulhar-se de ter atingido o estatuto de um dos melhores árbitros do mundo, tendo marcado presença em cinco fases finais de Europeus e quatro fases finais de Mundiais. Ainda recentemente, de resto, esteve em ação no Campeonato do Mundo que se realizou no Uzbequistão, entre os passados dias 14 de setembro e 6 de outubro.
Na hora da despedida, Eduardo Coelho não escondeu o orgulho pela carreira que construiu, agradecendo a todos quantos estiveram ao seu lado durante este longo e meritório percurso.
«Hoje encerro um capítulo importante da minha vida, após anos de dedicação à arbitragem no futsal. Foi uma jornada repleta de desafios, sacrifícios e conquistas, onde aprendi, cresci e conheci pessoas que me inspiraram e apoiaram. Sinto uma mistura de orgulho, nostalgia e alívio por tomar esta decisão com o coração em paz. Agradeço à minha família e a todos que estiveram ao meu lado, acreditando no meu trabalho e ajudando-me a ser melhor a cada jogo. Deixo o apito sabendo que dei tudo de mim, mas com a certeza de que é hora de abrir espaço para uma nova geração e contribuir de outras formas para este desporto que tanto amo», assinalou.
Também Luciano Gonçalves, presidente da APAF, fez questão de endereçar umas palavras a uma figura incontornável da arbitragem do futsal: «Os meus parabéns ao Eduardo Coelho pela sua carreira de excelência. Tornou-se numa das referências da arbitragem do futsal a nível internacional. Esteve em nove fases finais de grandes competições de seleções, o que diz muito do trabalho que produziu na quadra ao longo de muitos anos.»
Quem também fez questão de assinalar a despedida de Eduardo Coelho foi José Fontelas Gomes, presidente do CA da FPF: «O nome de Eduardo Coelho está obrigatoriamente associado aos sucessos da arbitragem portuguesa no futsal. Personalidade distinta e sempre respeitador do próximo, foi-se destacando pelos seus desempenhos ao longo dos anos e não foi por acaso que atingiu os mais altos patamares da arbitragem mundial, com a participação em diversas fases finais das principais competições da FIFA e da UEFA. Perdemos uma das nossas principais referências no futsal, mas é inegável que deixará uma marca, pela forma como sempre incentivou e acarinhou os mais jovens, inspirando toda uma geração.»
Refira-se que ainda antes do duelo entre Leões Porto Salvo e Sporting, Eduardo Coelho recebeu uma camisola personalizada de cada um dos clubes. Nota ainda para as presenças de Pedro Proença (presidente da Liga) e Luciano Gonçalves (presidente da APAF) no Pavilhão do Leões Porto Salvo, entre outras personalidades do desporto nacional.