João Fonseca, o prodígio brasileiro a jogar num nível altíssimo no ténis, surpreende tudo e todos e sagra-se campeão dos tenistas do futuro, o torneio ATP Next Gen Finals.
O jovem brasileiro, de apenas 18 anos, João Fonseca, arrasou o suposto grupo da “morte” com três vitórias em três jogos.
No primeiro encontro, derrotou o principal favorito à conquista do torneio, Arthur Fils, num 3-2, em sets. Logo no início do torneio, mostrou para o que vinha e com um nível absurdo apresentado no court, derrotou o francês, no primeiro e intenso duelo.
Para surpresa de muitos, Fils foi uma das desilusões do torneio, ao não passar sequer da fase de grupos. O tenista francês de 20 anos termina assim o ano.
No segundo encontro, defrontou e derrotou, Learner Tien, que mais tarde derrotou na final, num 3-1 em sets. Ambos em excelente nível, foi o tenista brasileiro a sair por cima.
Já com a qualificação para as meias-finais assegurada, João Fonseca defrontou outro dos favoritos a vencer as Next Gen, Jakub Mensik. E o que fez? Voltou a brilhar e a derrotar, num jogo eletrizante, onde todos os sets acabaram decididos por um tie-break.
O tenista da Chéquia acabou eliminado com três derrotas em três jogos. Um torneio para esquecer para Mensik, atualmente em 48º do ranking mundial.
Para as meias-finais qualificaram-se João Fonseca e Learner Tien, que se viriam a defrontar mais tarde.
No grupo vermelho, Alex Michelsen e Luca Van Assche conseguiram passar à próxima fase.
Jerry Shang, com alguns problemas físicos não conseguiu estar ao melhor nível na competição.
O norte-americano, Alex Michelsen, fez o pleno ao vencer os três jogos na fase de grupos. Venceu 3-1 Nishesh Basavareddy e Luca Van Assche. No último encontro, ao defrontar o tenista chinês Jerry Shang, a meio do segundo set, Jerry desistiu após sentir várias dores.
O segundo lugar ficou reservado para o francês Van Assche que venceu dois dos três jogos. Saiu derrotado apenas para Michelsen.
Nas meias-finais, Learner Tien, após ter tido uma grande temporada no circuito de Challenger e depois de ter derrotado, na fase de grupos, Arthur Fils e Jakub Mensik, o tenista defrontou o amigo Alex Michelsen, num duelo entre americanos.
Ao fim de cinco sets, a surpresa confirmou-se e Tien carimbou o acesso para a grande final, onde ficou à espera do vencedor do encontro entre o João Fonseca e Luca Van Assche.
O jovem brasileiro não deu nenhuma hipótese a Van Assche, vencendo o encontro por 3-0, num encontro que demorou apenas uma hora. Ainda antes da grande final, o jovem prodígio já tinha batido mais um recorde.
Primeira presença de um tenista da América do Sul a participar numa final da Next Gen.
No derradeiro jogo, João Fonseca voltou a defrontar Learner Tien. Num jogo de alto nível, proporcionado por ambos os tenistas, foi João Fonseca a vencer, mais uma vez, carimbando uma semana com 100% de vitórias.
O brasileiro fechou o ano com a conquista da Next Gen Finals, após ter sido o último tenista a qualificar-se para Jidá.
Na final, apesar de começar a perder, João Fonseca, manteve-se sereno e sem dar nenhuma chance ao adversário. Aguardou pelo erro de Tien e deu a volta ao vencer por 4-2.
Nas declarações após a conquista do troféu, admitiu precisar da ajuda dos pais para lidar com o dinheiro que ganhou. Mais de meio milhão de dólares.
Espera-se um 2025 extraordinário para o João Fonseca que, para já, descarta quaisquer comparações com Jannik Sinner e Carlos Alcaraz.