O Dragão Arena veste-se de gala para receber, quarta-feira noite, mais um clássico entre FC Porto e Benfica, jogo em atraso da jornada 13 do Campeonato Placard Andebol 1. Duelo de equipas separadas por dois pontos – a diferença entre uma vitória e uma derrota no sistema de pontuação da modalidade – na peugada do líder cem por cento vitorioso Sporting.
Dragões águias ocupam a segunda e a terceira posições na classificação e irão encontrar-se pela terceira vez esta temporada, após um triunfo para cada. Em agosto, nas meias-finais da Supertaça, os encarnados impuseram-se (34-31), mas os azuis e brancos desforram-se já para o campeonato, em jogo da primeira volta, na Luz, uma das duas derrotas que o Benfica tem no campeonato, a outra frente ao Sporting.
O FC Porto chega a este tira-teimas com apenas um desaire no Andebol 1 (e o resto só vitórias), também perante o campeão, até agora imparável, Sporting, e assim pretenderá continuar, atuando em casa com o apoio dos adeptos. Em antevisão ao clássico de hoje (20h30), o capitão portista Daymaro Salina, considera que será uma partida difícil, contra um rival que se deverá apresentar mais bem preparado do que no embate mais recente entre as duas equipas.
«O Benfica é um dos três candidatos ao título. Tem feito um bom campeonato, só tem derrotas contra nós e contra o Sporting. Nas competições europeias esteve muito bem na fase de grupos, por isso esperamos um adversário forte e bem preparado», começou por afirmar o internacional português de origem cubana.
«O primeiro jogo que fizemos com o Benfica para o campeonato foi logo no início da prova e tem de haver diferenças para este, porque passaram muitos jogos e os jogadores novos de ambas as equipas terão adquirido mais rotinas. No caso do Benfica, vão estar muito mais bem preparados do que quando os defrontámos da última vez», assume o experiente pivô de 37 anos.
Do outro lado do recinto, curiosamente, o discurso do treinador do Benfica Jota González, curiosamente, alinha pelo de Daymaro Salina, destacando o superior entrosamento da sua equipa nesta fase da temporada como um dos argumentos para contrariar o fator-casa portista.
«Chegamos de uma boa série de resultados, excluindo a derrota em Limoges. Penso que este jogo vai ser completamente diferente dos anteriores que fizemos contra o FC Porto. Mudaram muitas coisas na forma de jogar das duas equipas e creio que em relação ao último jogo [na Luz], este vai ser totalmente diferente, estaremos melhores», afirma o técnico espanhol.
«É certo que o adversário também quererá vencer e que jogarmos fora de casa será mais complicado, mas, a pouco e pouco, estamos a ter cada vez mais confiança. A equipa está com ganas, com vontade e muita motivação. Estamos a trabalhar juntos há mais tempo [do que no jogo anterior com o FC Porto] e isso faz com que façamos as coisas mais de memória. Espero que a equipa faça um bom jogo», deseja o treinador do Benfica, que terá, na próxima segunda-feira (dia 9), mais um compromisso de exigência máxima, o dérbi com o arquirrival Sporting, na Luz, igualmente para o Andebol 1 (15.ª jornada).