
Certamente que não era esta a despedida que Xabi Alonso queria. No último jogo na BayArena como treinador do Bayer Leverkusen, o espanhol viu a sua equipa ser derrotada pelo Borussia Dortmund.
No entanto, a partida até nem começou mal para os farmacêuticos. Aos 31', Jeremie Frimpong colocou os anfitriões a vencer, após passe de Florian Wirtz - que também pode ter feito o último jogo perante os adeptos do Bayer. Parecia, portanto, que ia ser uma tarde bem passada em Leverkusen. Mas o Borussia tinha outros planos e não demorou a responder.
Apenas dois minutos após o golo sofrido, Julian Brandt restabeleceu a igualdade no marcador e, aos 43', Julian Ryerson colocou os vistantes a vencer.
Esperava-se uma reação do Leverkusen na segunda parte e os comandados de Xabi Alonso até dominaram a posse de bola nos segundos 45 minutos. Ainda assim, foi o Dortmund que se mostrou mais perigoso no ataque.
O perigo materializou-se no terceiro golo dos amarelos aos 73'. Karim Adeyemi foi o autor do tento. Mas não ficaram por aqui. Logo de seguida, Serhou Guirassy fez o quarto (77') e começou a pintar o cenário de goleada.
O melhor que o Bayer conseguiu fazer foi reduzir os estragos, por Jonas Hofmann, aos 90+2'.
Com este resultado, o Borussia Dortmund continua na luta pelo apuramento para a UEFA Champions League. Neste momento, estão na quinta posição, com 54 pontos, menos um que o Friburgo. Já o Bayer, tem o segundo lugar garantido desde a semana passada.
139 jogos, 88 vitórias e três títulos depois, Xabi Alonso despediu-se dos adeptos do Bayer Leverkusen.