Exibição de classe esta noite na Copa América. A Colômbia levou a melhor sobre a Costa, venceu por 3-0 e carimbou a passagem aos quartos de final da maior prova de seleções do continente americano.

O domínio colombiano foi avassalador desde o momento do apito inicial do duelo. James Rodríguez foi o maestro da orquestra e liderou os cafeteros a uma vitória tranquila diante dos comandados de Gustavo Alfaro.

As oportunidades de golo não demoraram a aparecer, mas a concretização chegou apenas à passagem da primeira meia hora do duelo. Depois de uma falta cometida por Sequeira dentro de área, Luis Díaz foi chamado a converter uma grande penalidade e não falhou.

Até ao intervalo, a toada do jogo não mudou e, mesmo após o regresso dos balneários, só houve espaço para a seleção colombiana atacar perante uma defesa quase amorfa da Costa Rica.

Foram precisos apenas três minutos para os cafeteros selarem o resultado com os dois tentos certeiros restantes. Jhon Arias bateu um pontapé de canto e Davinson Sánchez apareceu na área para desviar de cabeça e, na jogada quase imediatamente seguinte, James Rodríguez serviu Córdoba com grande classe e a este coube a tarefa de rematar e bater Patrick Sequeira.

Com este resultado, a Colômbia garantiu seis pontos em duas jornadas nesta fase de grupos da Copa América e selou a qualificação para os quartos de final da prova.