Aleix Espargaró fez o seu primeiro wildcard no MotoGP com a Honda no GP de Espanha do passado fim de semana – podendo tirar ilações para o seu trabalho enquanto piloto de testes, além de experimentar outras soluções na moto em ambiente competitivo.

O espanhol afirmou após a corrida: ‘Disse durante o fim de semana que só temos de trabalhar no motor. Mas o motor não é o maior problema do meu ponto de vista. Mas, falando um pouco com o Joan Mir, ele disse-me que é verdade que este fim de semana o nível do motor foi alto, mas no Qatar não foi assim. Então, tenho de acreditar no Joan e temos de continuar a trabalhar também no motor’.

No entanto, Espargaró salientou a importância de melhorar no que toca às vibrações, admitindo que lhe foi impossível manter-se com a Ducati de Marc Márquez quando esteve junto do oito vezes campeão na corrida principal:

O maior problema são as vibrações. Eu estive muito focado nessas duas voltas contra o Marc, a tentar segui-lo, a tentar entender como seguir. E, nas travagens fortes, a Honda é boa, mas nas curvas rápidas é impossível seguir a Ducati. Então, temos de melhorar aí.