
Esta segunda-feira, Galatasaray e Fenerbahçe não foram além do nulo no dérbi de Istanbul. A partida foi orientada por Slavko Vincic, arbitro estrangeiro, face às recentes polémicas em torno da arbitragem na Turquia. O esloveno recebeu elogios de José Mourinho na conferência de imprensa, mas os auxiliares não se livraram de um recado, bem ao jeito do português.
«Foi um grande jogo. Acho que foi por causa da forma como o árbitro geriu o encontro. Teve integridade suficiente para sobreviver nesta selva», começou por notar.
«A Liga ainda vai a meio. Se os árbitros da Turquia olharem para o desempenho deste árbitro, fizeram uma autocrítica e disserem que querem arbitrar jogos limpos e honestos como ele a época terminará bem. Se o circo a que assistimos desde o início do ano continuar será diferente», continuou José Mourinho.
Além disso, o técnico português revelou detalhes sobre a conversa que teve com um dos auxiliares do juiz principal: «Fui ao balneário dos árbitros e, após felicitar Vincic, virei-me para o quarto árbitro, que é turco, e disse-lhe: 'Se fosses tu, este jogo teria sido um desastre'"».
Por fim, fez questão de picar o grande rival: «Se o Galatasaray quer mostrar que é muito forte e que é a equipa campeã, precisa de árbitros estrangeiros em todos os jogos. Já vimos o que acontece quando há árbitros estrangeiros. No seu próprio estádio fizeram um remate à baliza».
De momento, Galatasaray e Fenerbahçe ocupam os dois primeiros lugares, com a formação de José Mourinho a ocupar a segunda posição, com menos seis pontos.