O diretor desportivo da equipa Visma-Lease a Bike, Arthur van Dongen, alerta para a falta de segurança nas corridas no início desta temporada e apela à intervenção da União Ciclista Internacional (UCI) após o incidente no final da primeira etapa da Volta ao Algarve.  

«Foi ridículo! O ciclismo profissional está a passar uma péssima imagem com esta situação. A segurança dos ciclistas deve ser a prioridade absoluta. No entanto, falhou clamorosamente neste caso. Felizmente, não houve nenhum acidente grave, mas poderia ter acabado muito mal. Esta situação é inaceitável. A segurança já foi questionada com muita frequência no início da temporada», começou por afirmar o responsável neerlandês sobre o erro de sinalização do percurso no final da primeira etapa da Volta ao Algarve, esta quarta-feira, que levou a que a maioria dos corredores do pelotão tivesse concluído a tirada por uma via paralela à da meta, motivando a anulação da corrida.

«Na Étoile de Bessèges, por exemplo, e agora aqui no Algarve. O que mais é preciso acontecer para que isto deixe de acontecer?», criticou o mesmo responsável da equipa do WorldTour dos Países Baixos.