É vista por muitos como a maior rivalidade do futebol português e vai conhecer mais um capítulo neste sábado: depois de terem deixado FC Porto e SC Braga para trás, Sporting e Benfica enfrentam-se agora na final da Taça da Liga.
A Liga Portugal já anunciou que os bilhetes para o jogo estão esgotados, pelo que é expectável que tanto adeptos dos leões como das águias marquem presença em força no Estádio Municipal de Leiria.
Sendo certo que o fator casa é sempre importante neste tipo de partidas, o facto de este encontro não ser jogado no Estádio da Luz nem no Estádio José Alvalade levou-nos a fazer uma viagem ao passado.
Quantas vezes é que águias e leões se defrontaram em campo neutro? Que desfecho tiveram estes jogos?
Uma coisa é certa, não mentimos quando dizemos que a nossa base de dados é uma grande ferramenta...
Até ao momento, houve 15 jogos entre Benfica e Sporting longe dos recintos de cada um dos clubes, sendo que há registo de oito vitórias para as águias, seis para os leões e um empate (isto contabilizando partidas que tiveram prolongamento). Nas partidas em questão, os encarnados apontaram 30 golos, ao passo que os verde e brancos fizeram 27 tentos.
Curiosamente, todos estes confrontos aconteceram, à semelhança do que sucederá este sábado, em finais.
Uma rivalidade centenária
Nas décadas de 20 e 30, três jogos estão registados como tendo sido em campo neutro por serem referentes a finais, isto apesar de terem sido disputados no reduto do Sporting.
Em 1927/28, a finalíssima do Campeonato de Lisboa foi conquistada pelos leões, que se superiorizaram ao eterno rival com um esclarecedor 3-0 no Campo Grande 412.
Por seu lado, as finais do Campeonato de Portugal de 1934/35 e 1937/38 tiveram lugar no Stadium de Lisboa. Na primeira, o Benfica saiu por cima (2-1), ao passo que, na segunda, o Sporting foi mais forte (3-1).
Depois destes encontros, foi preciso esperar quase 15 anos para se assistir a novo embate em campo neutro.
Meu querido Jamor
Entre 1952 e 1996, Sporting e Benfica enfrentaram-se por oito ocasiões no Estádio do Jamor, em contexto de final da Taça de Portugal. Neste período, as águias foram claramente superiores, com seis triunfos na prova contra apenas dois do rival.
O primeiro, o mais espetacular em termos de resultado final, aconteceu logo em 1951/52. As águias triunfaram por 5-4, com destaque para o hat-trick de Rogério Pipi.
Por seu lado, a vitória mais volumosa do Sporting, no caso por 4-1, deu-se em 1971.
Nestes duelos no Jamor é importante realçar ainda que duas finais foram decididas após prolongamento: vitória por 3-2 do Benfica em 1972 e triunfo do Sporting por 2-1 em 1974.
O último dérbi eterno numa final da Taça de Portugal aconteceu há já quase 30 anos: em 1995/96, o golo de Carlos Xavier foi insuficiente para contrariar o bis de João Vieira Pinto e o tento de Mauro Airez, pelo que o Benfica venceu por 3-1.
Supertaça e Taça da Liga
Centrando atenções no século XXI, esta será a quinta ocasião em que Sporting e Benfica medirão forças em terreno neutro.
Na primeira, uma final da Taça da Liga realizada no Estádio do Algarve, o Benfica triunfou nas grandes penalidades. No entanto, esse não foi o momento mais marcante da partida, isto na medida em que os adeptos de ambos os clubes não esquecem o penálti marcado por Lucílio Batista contra o Sporting por alegada mão de Pedro Silva. De resto, o antigo lateral recordou essa situação numa entrevista ao zerozero que pode ler AQUI.
Curiosamente, as Supertaças de 2015 e 2019 também se jogaram no Estádio do Algarve. Com Jorge Jesus a fazer o seu primeiro jogo enquanto treinador do Sporting, isto depois de ter deixado o Benfica, a formação de Alvalade bateu o rival por 1-0 em 2015. Por seu lado, em 2019, a equipa de Bruno Lage não deu qualquer hipótese ao conjunto de Marcel Keizer (5-0).
Por fim, a edição de 2021/22 da Taça da Liga também já foi disputada no Estádio Municipal de Leiria. Ainda que o Benfica tenha saído na frente do marcador através de um golo de Everton, o Sporting operou a reviravolta com tentos de Gonçalo Inácio e Pablo Sarabia e conquistou a quarta Taça da Liga da sua história.
Perante estes dados, fica agora a dúvida no ar: quem conquistará o troféu neste sábado?