A final da temporada de NASCAR de 2024 marcou o fim de uma era com Martin Truex Jr. a afastar-se das corridas em tempo integral. A aposentadoria de Truex deixou os fãs e o paddock da NASCAR a refletir sobre uma mudança de guarda na Joe Gibbs Racing (JGR), onde o veterano Denny Hamlin é agora um dos anciãos do desporto. Mas à medida que Truex sai, Hamlin está a ponderar o seu próprio futuro na NASCAR sem um cronograma de aposentadoria claro.

“Hamlin sobre Aposentadoria: ‘Ainda Sinto que Posso Vencer Todas as Semanas’”

Falando no seu podcast da Dirty Mo Media, Actions Detrimental, Hamlin, o piloto do No. 11 Toyota, partilhou os seus pensamentos sobre a aposentadoria. Embora reconheça a inevitabilidade de se afastar, Hamlin enfatizou que o seu espírito competitivo e a confiança nas suas capacidades continuam a motivá-lo.

“Certamente um dia haverá um interruptor que se liga e que me fará perceber que já não sou tão rápido como era,” disse Hamlin. “Mas ainda sinto que posso vencer, e sinto que posso vencer todas as semanas, e isso é o que me motiva.”

Para Hamlin, a competição não é apenas um motivador—é uma forma de vida. Quer na pista de corrida, no campo de golfe, ou no campo de basquetebol, a sua paixão por vencer permanece inabalável.

“Adoro a competição, e é assim que sacio a minha fome,” explicou Hamlin. “Vocês perguntaram-me no avião, a propriedade preencheria isso? Se eu parasse de correr, a propriedade preencheria o meu desejo competitivo?”

“23XI Racing: O Futuro de Hamlin Após as Corridas”

Hamlin, que é co-proprietário da 23XI Racing ao lado da lenda da NBA Michael Jordan, vê a propriedade da equipa como uma continuação natural da sua carreira. Construir a equipa do zero tem sido uma fonte de imenso orgulho para Hamlin, que tem estado profundamente envolvido em tudo, desde a estratégia até ao desenvolvimento de pilotos.

“Sinto um enorme orgulho em ser o proprietário da 23XI sabendo que tive as mãos em todas as partes da construção desta equipa desde o início,” disse Hamlin. “Desde a competição, desafiando os chefes de equipa e os engenheiros nas suas ideias, os pilotos nas suas técnicas—tem sido gratificante.”

Hamlin credita à forte equipa da 23XI Racing a liberdade que lhe permite focar na sua carreira de piloto enquanto planeia a longo prazo. No entanto, admitiu que a transição para a propriedade a tempo inteiro não será tranquila.

“Ainda é diferente do que fazê-lo você mesmo,” notou. “Acho que teria dificuldades com essa parte… e sempre ouvi pessoas dizerem: ‘Quando aqueles que escolhem reformar-se, sabem.’ Eu não estou a par.”

“O Relógio Competitivo de Hamlin”

Aos 43 anos, Hamlin não mostra sinais de abrandar. Ao contrário de Truex, que se retira após sentir que está preparado para avançar, Hamlin está a prosperar na pista e ainda se vê como um candidato ao título. A sua decisão de continuar a correr depende da sua confiança em manter-se competitivo.

“Vou correr enquanto me sentir confiante em ganhar corridas na pista,” afirmou Hamlin. “Quando já não sentir que posso competir ao mais alto nível, esse será o momento em que me afastarei.”

“O que vem a seguir para Hamlin e JGR?”

À medida que a NASCAR entra numa nova fase sem Truex, Hamlin continua a ser uma das figuras definidoras do desporto. Com meio década de corridas ainda pela frente, os fãs podem esperar batalhas mais intensas do Toyota nº 11. Simultaneamente, o duplo papel de Hamlin como piloto e proprietário garante que o seu legado perdurará para além dos seus dias de condução.

“Estou confiante de que a propriedade da 23XI Racing me manterá competitivo quando já não estiver a correr,” disse Hamlin. “É uma extensão natural do que sempre amei neste desporto.”

Por agora, Hamlin mantém-se focado nas corridas, determinado a adicionar mais vitórias e campeonatos à sua ilustre carreira. Mas à medida que o desporto evolui e os seus veteranos avançam, a questão da reforma de Hamlin torna-se cada vez mais premente a cada temporada que passa.