João Palhinha foi um dos protagonistas do último mercado de transferências ao trocar o Fulham pelo Bayern Munique, num negócio a rondar os 50 milhões de euros. Mas três meses depois, há quem questione a contratação do médio português.

Palhinha, de 29 anos, tem tido poucas oportunidades na equipa bávara, tendo sido titular apenas num jogo desde o início da temporada.

A escassa utilização tem levantado dúvidas, especialmente depois de declarações feitas por Lothar Matthäus, lenda do clube alemão, que questionou a contratação do futebolista formado no Sporting.

"Quando é que o João Palhinha foi contratado? Foi uma decisão do treinador ou foi uma decisão da direção? ", questionou Matthäus, em declarações à Sky Sports .

Thomas Strunz também partilha da mesma opinião do antigo colega no Bayern, questionando a utilidade de Palhinha numa equipa onde Joshua Kimmich é o dono da posição de médio defensivo.

" Vi-o jogar no Euro 2024 e questionei-me por que razão ele foi contratado. Agora, com Kimmich e Pavlovic a jogarem na mesma posição, parece que a minha opinião foi confirmada ", afirmou Strunz.

"É um sonho tornado realidade": Palhinha apresentado em Munique

Max Eberl, diretor desportivo do emblema da Baviera, que já tinha referido que João Palhinha era "a peça que faltava no puzzle" do plantel, veio publicamente afirmar que o internacional português já "mostrou quão importante" pode ser na formação orientada pelo belga Vincent Kompany.

“Estará 100 por cento pronto para o jogo com Aston Villa [Liga dos Campeões]. Já mostrou quão importante pode ser. É um profissional de topo, que estará preparado quando o momento chegar”, defendeu Eberl.

Novela dentro e fora de campo

Para além de não estar a somar muitos minutos com a camisola do Bayern Munique, João Palhinha está a atravessar um período menos bom a nível pessoal.

O médio de 29 anos iniciou recentemente o processo de divórcio com Patrícia Palhares, que está à espera do segundo filho do casal.

Há duas semanas, a cantora anunciou nas redes sociais a segunda gravidez mas o jogador não fez o mesmo. Dias depois, veio a saber-se que os dois estavam separados.

Em 2020, João Palhinha pediu Patrícia Palhares em casamento no rio Tejo. Dois anos mais tarde, em 2022, o casal teve o primeiro filho, João Maria.