
Os Golden State Warriors venceram os Memphis Grizzlies em casa por 121-116, o play-in da NBA, num jogo decidido no último minuto.
Os Grizzlies começaram o jogo a vencer por 11-2, mas Jimmy Butler entrou em ação e rapidamente a vantagem passou para os Warriors. A equipa da casa controlou totalmente a situação em campo até ao intervalo.
Os Grizzlies não se deixaram abater e conseguiram recuperar, reduzindo a diferença antes dos minutos finais. No entanto, a lesão de Ja Morant causou problemas. Morant aterrou mal e foi imediatamente para o banco para ser examinado pelos médicos. Após apertar os atacadores, foi para a linha de lance livre e depois saiu de campo.
Mas isto não desmotivou os seus colegas de equipa. Logo no início do último quarto, os Grizzlies empataram com um triplo de Desmond Bane. E Morant ainda regressou à partida.
As equipas mantiveram-se equilibradas até ao final, quando Stephen Curry converteu dois triplos consecutivos, colocando os Warriors na frente por 117-111. Mas isto não foi suficiente para uma reta final tranquila, já que os Grizzlies aproximaram-se nos últimos segundos, com lançamentos livres, para 117-116.
Contudo, foi também da linha de lance livre que Curry selou a vitória da sua equipa e a qualificação para os playoffs.
Jimmy Butler liderou os Warriors com 38 pontos, seguido de Stephen Curry com 37 pontos e oito ressaltos. Do lado dos Grizzlies, Desmond Bane destacou-se com 30 pontos e Ja Morant com 22.
Os Hawks terão uma segunda oportunidade. Na noite de quinta para sexta-feira, vão jogar contra o vencedor do jogo entre Chicago Bulls e Miami Heat, tentando garantir o oitavo lugar nos playoffs e um confronto com a melhor equipa da Conferência Este, os Cleveland Cavaliers.
Os Warriors vão defrontar os Houston Rockets nos play-off, que entraram na fase final como segundos cabeças-de-série da Conferência Oeste. Os Grizzlies aguardam o vencedor do jogo entre Sacramento Kings e Dallas Mavericks para disputar a oitava vaga nos play-off contra os Oklahoma City Thunder.
Os Orlando Magic confirmaram o favoritismo e venceram os Atlanta Hawks por 120-95. Desta forma, a equipa de Jamahl Mosley garantiu o sétimo lugar nos play-off e vão defrontar o atual campeão Boston Celtics na primeira ronda.
Os Atlanta Hawks entraram com tudo desde o início, tentando impor um ritmo rápido ao adversário. Mas não conseguiram. Após um início equilibrado, o Magic rapidamente se distanciou e, ao fim dos primeiros 12 minutos, já tinha uma vantagem considerável, que manteve sem dificuldades.
Os Hawks ainda ameaçaram durante o terceiro período, mas a situação rapidamente voltou à normalidade e os Magic recuperou uma vantagem de dois dígitos. Trae Young ficou furioso, recebeu uma falta técnica e acabou por ser expulso após atirar a bola com força na direção do árbitro e, de seguida, agarrá-la e recusar-se a devolvê-la.
Cole Anthony liderou o Magic com 26 pontos e cinco assistências, Wendell Carter Jr. marcou 19 pontos e Paolo Banchero adicionou 17 pontos, nove ressaltos e sete assistências.
Pelos Hawks, Trae Young terminou com 28 pontos e seis assistências, De'Andre Hunter com 15 e Mohamed Gay com 12.
Os playoffs começam a 19 de abril.