A dor de cabeça perene do agendamento de corridas sobrepostas entre a Fórmula E e o Campeonato Mundial de Resistência (WEC) está a tornar-se menos caótica em 2025, com apenas dois pilotos da Fórmula E a esperarem faltar à penúltima ronda em Berlim para priorizar os compromissos do WEC em Interlagos.

Quem fica, quem falta a Berlim?

Dos pilotos afetados—Stoffel Vandoorne, Jean-Eric Vergne, Nyck de Vries, Sebastien Buemi, Robin Frijns e Norman Nato—apenas Nato e potencialmente um outro são esperados para faltar ao evento da Fórmula E. O contrato prioritário de Nato com a equipa Cadillac/Jota do WEC torna clara a sua ausência em Berlim, com Sergio Sette Câmara a ser provavelmente o piloto de reserva da Nissan.

Vandoorne e Vergne, no entanto, são esperados para permanecer em Berlim, uma vez que a Peugeot está prestes a reduzir as suas formações de hipercarros do WEC para dois pilotos por carro, semelhante à sua abordagem durante o conflito do ano passado.

A situação melhorada da Envision

A Envision Racing enfrentou uma interrupção significativa em 2024, substituindo tanto Frijns como Buemi durante as rondas de Berlim devido às suas obrigações no WEC. No entanto, este ano, a situação da equipa é mais estável. O Diretor Geral Sylvain Filippi explicou que o contrato de Buemi com a Toyota prioriza as corridas que antecedem Le Mans, minimizando conflitos após Junho.

Filippi sugeriu que uma conversa poderia ser necessária se Buemi estiver a liderar a classificação do WEC após Le Mans, mas por agora, a expectativa é que o piloto suíço competirá em Berlim. “O fabricante ainda ganha [o título do WEC], é apenas para o piloto que faltar a uma corrida é importante,” disse Filippi.

Sebastien Buemi: Equilibrar prioridades

Buemi, quatro vezes campeão do WEC, poderá estar a perseguir um quinto título recorde em 2025, enquanto também conclui a sua última temporada sob o contrato atual da Envision na Fórmula E. Embora a posição da Toyota lhe permita alguma flexibilidade após Le Mans, os seus compromissos futuros em ambas as séries poderão moldar a segunda metade do ano.

Nyck de Vries e o malabarismo da Mahindra

Os planos de De Vries para 2025 continuam incertos, mas a Mahindra indicou a sua prontidão para contingências. Em 2024, o piloto de reserva Jordan King substituiu De Vries em Berlim, obtendo resultados respeitáveis. King continua a ser o reserva oficial para 2025, mas a Mahindra está supostamente a explorar outras opções.

Outros pilotos de resistência na Fórmula E

Antonio Felix da Costa e Pascal Wehrlein, ambos contratados pela Porsche, estão prontos para competir nas 24 Horas de Daytona do Campeonato IMSA SportsCar este mês, com possíveis aparições em Le Mans mais tarde nesta temporada. Nico Mueller da Andretti também está a olhar para oportunidades em carros desportivos como parte do seu novo contrato com a Porsche.

A saída da Lamborghini simplifica as coisas para Mortara

Edoardo Mortara, que enfrentou conflitos de agenda em 2024 devido ao seu contrato com a Lamborghini no WEC, não terá os mesmos problemas este ano, uma vez que a Lamborghini retirou a sua entrada de hypercar no WEC.

Uma temporada mais tranquila à vista

Com menos pilotos a enfrentar conflitos diretos, as equipas parecem estar melhor preparadas para gerir a sobreposição entre Berlim e Interlagos. À medida que a Fórmula E se dirige para a sua fase final em Berlim antes da grande final de dupla jornada em Londres, e o WEC intensifica a sua batalha pelo campeonato em Interlagos, ambas as séries estão a trabalhar para minimizar as interrupções, garantindo que os fãs possam desfrutar do melhor de dois mundos.