Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de  Portugal (CDP), e Fernando Gomes, presidente do Comité Olímpico de  Portugal (COP), reuniram-se esta segunda-feira "num almoço de  trabalho, que serviu para discutir o futuro do setor, à luz dos  desafios que se colocam ao novo ciclo político e à recente eleição de Fernando Gomes para a presidência do COP", lê-se na nota da CDP.

No mesmo comunicado, é referido que durante o encontro "foram debatidas as prioridades políticas de ambas as  instituições para os próximos quatro anos, com destaque para a valorização de todas as modalidades e o reforço do apoio público, político e social à atividade desportiva nacional. Um dos temas em foco foi a distribuição das receitas do jogo e das apostas online, nomeadamente a proposta recentemente aprovada pela Cimeira de  Presidentes de Federações desportivas, que defende uma revisão do regime  atual, reforçando as verbas disponíveis para as federações desportivas".

Para Daniel Monteiro, a reunião com o homólogo do COP reforçou o alinhamento estratégico entre os dois organismos.  "Acreditamos que é possível construir um setor mais coeso, com maior justiça na distribuição de recursos, potenciando uma maior diversidade da oferta desportiva para que cada vez mais crianças e jovens possam praticar  desporto. Esta colaboração é um passo muito importante nesse caminho,  de valorização social e política do desporto", destacou.

Também Fernando Gomes sublinhou igualmente a importância do momento:  "Queremos um desporto com mais ambição, mais acessível e mais presente  no quotidiano da sociedade portuguesa. Essa missão só pode ser cumprida  com diálogo, com convergência e com trabalho em rede entre todas as entidades."

A nota da CDP refere ainda que "a CDP e o COP comprometem-se a continuar a aprofundar este trabalho  conjunto, colocando o desenvolvimento das modalidades, a democratização do acesso, a promoção da prática desportiva e a  sustentabilidade social no centro da sua ação".