Várias pessoas morreram este sábado à noite (madrugada de domingo em Lisboa), em Vancouver, no Canadá, depois de um condutor ter atropelado uma multidão num festival de rua.

«Um suspeito foi detido pela Polícia de Vancouver depois de várias pessoas terem sido mortas e várias outras terem ficado feridas numa festa de rua do bairro em South Vancouver no início da noite de hoje», informou o Departamento de Polícia, acrescentando tratar-se de um homem de 30 anos.

«Por volta das 20:14 horas do dia 26 de abril, um homem investiu, de carro, contra uma multidão de pessoas que participavam no Lapu Lapu Day Festival, perto da East 43rd Avenue e da Fraser Street», prosseguiu a nota das forças de seguranças, numa referência à celebração levada a cabo pela comunidade filipina.

Relatos de testemunhas indicam que um SUV preto atingiu várias pessoas que se encontravam no local e que o condutor foi depois agarrado por alguns dos presentes até à chegada das autoridades. O cenário era de destroços e várias pessoas no chão.

O caso está agora a ser investigado pela Secção de Crimes Graves do Departamento de Polícia de Vancouver.

Mark Carney, primeiro-ministro canadiano, reagiu prontamente à situação trágica, mostrando-se «destroçado»: «Apresento as minhas mais sinceras condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipino-canadiana e a todos em Vancouver. Estamos todos de luto convosco.»