Não demorou muito tempo para Sério Conceição deixar a sua marca no futebol italiano. Como jogador já havia conquistado a Supercoppa, ao serviço da Lazio, e agora voltou a levantar o caneco numa função distinta. Visualizando os seus pupilos pela linha lateral, o técnico luso vibrou efusivamente - no seu jeito característico - a finalização certeira de Tammy Abraham, que conduziu o Milan a uma reviravolta histórica, no Derby della Madonnina.

Fatih Terim, Leonardo, Clarence Seedorf, Sinisa Mihajlovic e Paulo Fonseca. Todos estes célebres treinadores estrangeiros ficaram encarregues de colocar os rossoneri no caminho dos títulos, na Era moderna. No entanto, só o ex-FC Porto conseguiu tal feito, precisando, apenas, de dois duelos para mostrar as suas competências. Recorde-se, caro leitor, que Nils Liedholm foi o último comandante a conseguir tal proeza, erguendo o Scudetto em 1979.

Também no que toca à extensa lista de técnicos portugueses, Conceição entrou para um lote bastante restrito. Analisando, com cautela, a história da modalidade, é possível denotar que apenas cinco intervenientes conseguiram colocar as suas mãos sobre uma medalhinha dourada num dos países Top-5 da UEFA. Artur Jorge, personagem emblemática do paradigma nacional, foi o primeiro a escrever o seu nome no pergaminho, com a conquista da Coupe de France pelo Paris SG, em 1992/93, a ser galvanizadora para mais dois festejos em território gaulês: o Trophée des Champions (1998/99) e a Ligue 1 (1993/94).

Posteriormente, Carlos Queiroz, no Real Madrid, e Leonardo Jardim, no Monaco, seguiram as pisadas do compatriota. Todavia, só um homem conseguiu tal feito em três realidades diferentes... um tal de José Mourinho. O Special One, após as míticas vitórias dentro de portas, continuou a preencher o seu palmarés individual no Inter, no Chelsea, no Manchester United e nos Los Blancos.

Apesar da curta estadia, Sérgio Conceição já não causa indiferença no País da Bota. Veremos se esta alegria inicial será o tónico necessário para mais danças (e charutos) no balneário do conjunto milanês.