Depois de o central Dean Huijsen ter sido confirmado este sábado de manhã como reforço do Real Madrid, contratado ao Bournemouth, o jornal Marca recordou a influência que o treinador José Mourinho teve na sua carreira. 

O jovem de nacionalidade neerlandesa e espanhola – é neerlandês de nascimento, mas com apenas cinco anos mudou-se com os pais para Málaga e estreou-se pela seleção em março na Liga das Nações - começou no Málaga e em 2021 foi para a Juventus. Em 2023/24 foi emprestado à Roma, onde se cruzou com o português, que nele apostou como profissional, com apenas 18 anos, em janeiro de 2024. Com Mourinho fez 3 jogos, antes deste sair para dar lugar a De Rossi, apenas dias depois de o central chegar. 

Conta o jornal que Mourinho ligou ao jovem jogador numa véspera de Natal, quando já tinha empréstimo alinhavado com o Frosinone, e o convenceu a sair de Turim para Roma, prometendo dar-lhe jogos - até já o tinha «seduzido» com um ‘abraço especial’ na linha lateral num Juventus-Roma, a 30 de dezembro, mesmo antes de abrir o mercado de inverno. E disse isto mesmo antes da sua estreia: «É um dos centrais mais talentosos da Europa. Um dia será um jogador top. Não tenho dúvidas de que será um dos melhores centrais do planeta.» 

Terminado o empréstimo na Roma, acabou por ser chamado para um reencontro com o diretor desportivo Tiago Pinto, que tinha estado na Roma, e agora estava no Bournemouth, em Inglaterra, onde agora o Real Madrid o foi buscar, tendo realizado 34 jogos e marcado três golos.