A Ducati fez história no GP de Espanha de MotoGP, ao igualar o recorde de vitórias consecutivas de um construtor na categoria rainha – 22, tal como a Honda entre 1997 e 1998.

Claudio Domenicali, diretor-executivo da Ducati, enalteceu este feito numa entrevista ao site GPOne.com, mas também se mostrou consciente da reação dos outros fabricantes como se viu com o desempenho de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) em Jerez: ‘Esta conquista é um momento maravilhoso. É o fruto de um trabalho que começou há algum tempo, com uma boa moto e pilotos fortes. No entanto, este domingo o Fabio Quartararo mostrou ser forte e isto significa que os outros estão a trabalhar no duro, a desfrutar de concessões entre outras coisas’.

O dirigente italiano recordou que a Ducati está a manter o domínio apesar de estar muito limitada nas possibilidades de desenvolvimento da moto – antevendo uma convergência de desempenho:

Nem todos se lembram que não estamos a competir num campeonato com as mesmas regras. De facto, há construtores que têm a oportunidade de testar com os seus pilotos oficiais e desenvolver motores, usar mais. Como resultado, penso que esta margem se irá encurtar e os outros construtores chegarão ao nosso nível.