![Chefe da FIA, Ben Sulayem, Promete Reformulação da Arbitragem da F1: “Precisamos de Sangue Novo”](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Com a temporada de 2025 da Fórmula 1 a aproximar-se rapidamente, o Presidente da FIA Mohammed Ben Sulayem prometeu reestruturar a arbitragem das corridas, garantindo uma nova onda de comissários e diretores de corrida, enquanto rejeita quotas de diversidade em favor de nomeações baseadas no mérito.
Falando no FIA Officials Summit no Circuito de Madrid, Jarama, Ben Sulayem confirmou mudanças abrangentes, particularmente na direção de corridas e arbitragem, após a saída de Niels Wittich como Diretor de Corrida da F1.
“A nossa seleção (de comissários) deve ser mais ampla. Não devemos estar limitados, e é por isso que amanhã, com os comissários, teremos sangue novo.”
“Haverá certamente sangue novo, e haverá mais do que um [novo diretor de corrida]. Isso é certo.”
Com um aumento da vigilância sobre as decisões do controle de corrida nas últimas temporadas, a FIA está a tentar profissionalizar a sua estrutura de arbitragem enquanto equilibra restrições financeiras, logísticas e operacionais.
Novos Diretores de Corrida & Comissários a Chegar em 2025
A saída de Niels Wittich, que assumiu após o controverso Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021, abriu a porta para uma nova equipa de direção de corrida com várias pessoas.
🔹 Mais do que um diretor de corrida a ser nomeado para 2025
🔹 Novos comissários para expandir o pool de oficiais da F1
🔹 Aumento do foco em programas de formação estruturada
Ben Sulayem enfatizou que a próxima geração de comissários da F1 deve ser adequadamente treinada e desenvolvida, e não simplesmente lançada ao fogo.
“Não se pode simplesmente lançar alguém neste grande desafio.”
Enquanto as equipas e os pilotos frequentemente criticam as decisões do controle de corrida, Ben Sulayem também apontou que o financiamento continua a ser um grande problema, observando que muitos na F1 se queixam da arbitragem mas não estão dispostos a pagar pela sua melhoria.
“As equipas podem queixar-se, os pilotos podem queixar-se, mas depois não querem pagar por isso.”
Sem Quotas de Diversidade – A FIA Mantém-se Firme em Nomeações Baseadas no Mérito
Enquanto a FIA se comprometeu a alargar o seu leque de oficiais, Ben Sulayem rejeitou categoricamente a ideia de quotas de diversidade, argumentando que as nomeações devem ser feitas com base na competência, e não na aparência.
“Não temos mulheres porque temos de aceitar 30 por cento; aceitamos mulheres com base no seu mérito e credibilidade porque são boas.”
“Contratamos pessoas não europeias de outros países porque são boas, estão treinadas e têm a paixão de competir. Não porque, ah, tenho de ter esta cor, esta religião.”
A posição da FIA alinha-se com o seu objetivo de criar uma estrutura de arbitragem “forte e eficaz”, em vez de uma que priorize a aparência em detrimento da competência.
“Se escolher pessoas com base em quotas, não terá uma FIA forte. Terá uma fraca porque não cumprirá o que promete.”
O Caminho da FIA para 2025: Uma Era de Arbitragem Mais Profissional?
Ben Sulayem mantém-se inflexível de que a arbitragem na F1 precisa de reformas significativas, mas a crítica construtiva—não a culpa cega—é fundamental para o progresso.
“É fácil culpar a FIA. Porque não podem ser produtivos na vossa crítica e perguntar, como podemos encontrar uma solução?”
🔹 Programas de formação alargados para comissários
🔹 Novos diretores de corrida & múltiplas equipas de arbitragem
🔹 Aumento da profissionalização nas decisões dos comissários
Com inconsistências a assolar as recentes corridas de F1, estas reformas podem ajudar a restaurar a credibilidade do controlo de corrida da FIA. No entanto, só o tempo dirá se as mudanças resultarão em decisões de corrida melhores e mais justas—ou se a controvérsia continuará a definir a arbitragem na F1.
Análise Final: Uma Nova Era de Arbitragem na F1—Ou Apenas Mais Promessas?
A pressão de Ben Sulayem por mudança é muito tardia, mas se realmente melhora o controlo de corrida ainda está por ver.
🔹 A expansão do grupo de oficiais é um passo na direção certa
🔹 A substituição de Wittich por vários diretores de corrida pode trazer mais equilíbrio
🔹 A rejeição de quotas de diversidade garante que a FIA priorize a competência em vez da aparência
No entanto, as equipas, os pilotos e os fãs só irão avaliar esses esforços com base nos resultados. Se as inconsistências continuarem em 2025, a pressão sobre a FIA só irá aumentar.
O verdadeiro teste começa quando as luzes se apagam em Melbourne.