César Peixoto abordou, esta quinta-feira, o encontro da 17.ª jornada da Liga, no qual a sua equipa recebe o Aves SAD, no próximo sábado, às 15h30. Na conferência de imprensa realizada no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, o técnico do Moreirense destacou a ambição de somar três pontos no primeiro jogo do ano em casa, elogiou o adversário e refletiu sobre as dificuldades que o seu plantel tem enfrentado.

Questionado sobre as características do advesário, César Peixoto sublinhou que se trata de uma equipa competitiva, reforçada com a chegada do treinador Daniel Ramos. Destacou ainda a robustez física e a eficácia em lances de bola parada como os principais pontos fortes do adversário. «É uma equipa muito alta, muito forte fisicamente e nas bolas paradas. Os golos que tem somado resultam mesmo das bolas paradas. É uma equipa que não tem perdido, mas também não tem ganho. Está a crescer e vai criar-nos problemas. Queremos começar o ano com o pé direito em casa, com uma vitória para premiar os nossos adeptos».

Sobre os erros individuais que têm custado pontos ao Moreirense, César Peixoto reconheceu a necessidade de maior concentração, mas garantiu confiança no trabalho desenvolvido. «Têm acontecido erros individuais, não só neste jogo, mas também noutros. Sempre que há um erro nosso dá golo. Temos de trabalhar e acreditar no processo, esses erros vão deixar de existir. O importante é transmitir essa confiança, a certeza que temos no processo».

Já quanto às dificuldades acrescidas que a segunda volta pode trazer, César Peixoto antecipou jogos mais equilibrados e disputados. «Os pontos ficam mais caros. No início, os jogos eram mais abertos, agora as equipas estão estrategicamente mais organizadas para somar pontos. A segunda volta vai ser mais difícil».

Questionado sobre o futuro de jogadores como Caio César, titular no último encontro, o treinador explicou a sua gestão das opções no plantel. «O Caio tem cumprido sempre que tem sido chamado. No último jogo, foi a primeira escolha devido à impossibilidade do Kewin, que esteve doente. Não seria justo o Kewin perder o lugar por isso. Acreditamos muito em todos os jogadores e no plantel que temos».

Sobre o mercado de inverno, César Peixoto afirmou estar confiante na direção do clube, embora tenha identificado a necessidade de reforçar o meio-campo. «Não acredito que vamos desfazer a equipa. O importante é focar-nos no jogo de sábado. Queremos sempre mais e melhor, mas confiamos em todos os jogadores».

Por fim, comentou a recente renovação de contrato de Afonso Assis, jovem formado no clube. «Fico felicíssimo. É uma boa mensagem para a formação e para os miúdos que queiram vir para o Moreirense. Aqui também se aposta na juventude. Tem valor, tem de continuar a trabalhar, depois as oportunidades vão surgir».