
A equipa vila-condense, a jogar em casa, adiantou-se no marcador por Martín Dorda, aos dois minutos, tendo o Leões de Porto Salvo resgatado o empate, aos 29', por Ruan Silvestre, precipitando a decisão por penáltis, onde o guarda-redes caxineiro Rui Pedro esteve em destaque, ao fazer duas defesas.
Com este sucesso nos quartos de final da competição, o Caxinas vai defrontar, na ronda seguinte da prova, o vencedor do embate entre Sp. Braga e Quinta dos Lombos, que jogam também hoje.
A formação vila-condense entrou melhor no desafio, e logo aos dois minutos adiantou-se no marcador, aproveitando um erro de construção do adversário, com Martín Dorda a recuperar e a atirar para o 1-0. Com a madrugadora vantagem, o Caxinas assumiu uma postura mais expectante, concentrando-se nas missões defensivas e erguendo um bloco muito coeso, a que o Leões de Porto Salvo, mesmo com mais iniciativa, sentia dificuldades em romper, apesar de criar mais oportunidades de perigo.
Nesta toada, a vantagem mínima dos locais arrastou-se até ao intervalo, forçando uma reação do conjunto do Porto Salvo no segundo tempo, sendo claramente a equipa mais incisiva.
Nesta etapa complementar, o desafio teve praticamente sentido único, com a baliza do Caxinas a centrar o foco das atenções, perante as inúmeras oportunidades criadas pelos 'leões', que viu a insistência dar frutos aos 29 minutos. Num remate de longe, Ruan Silvestre conseguiu, finalmente, derrubar a resistência dos nortenhos, relançado o jogo para a parte final.
Nessa derradeira fase, o Leões do Porto Salvo esteve mais perto da reviravolta, mas o Caxinas, que ainda foi explorando o contra-ataque, voltou a estar exímio nas missões defensivas, segurando o empate (1-1) até ao final e precipitando as decisões através de grandes penalidades.
Aí, emergiu o guardião do Caxinas, Rui Pedro, como homem do jogo, defendendo os dois primeiros penáltis cobrados pelo Leões de Porto Salvo, e vendo os companheiros marcarem todos os remates, impondo um 4-2 final.