O mercado de transferências está a poucas horas de encerrar e Bruma, apontado ao Benfica e Vasco da Gama, é um jogador que pode estar de saída do Sp. Braga. Carlos Carvalhal, que fez a antevisão do jogo de amanhã com o Moreirense (18h45), revelou que há propostas concretas pelo extremo de 30 anos.
Deslocação a Moreira de Cónegos
"O Sp. Braga vem de três vitórias consecutivas e boas, voltamos ao campeonato depois de uma jornada que foi agridoce, um jogo muitíssimo bom, a progredir. Fizemos um upgrade na qualidade, um excelente jogo com a Lazio, queremos capitalizar as três vitórias e o triunfo com a Lazio. O Moreirense é uma equipa forte, já bateu o Sporting, FC Porto, cria sempre dificuldades e vai ser extremamente difícil. Mas vamos estar preparados em busca dos três pontos."
Que sinais a equipa lhe deu para dizer que está num grau de maturidade competitiva?
"Está mais madura, sim, mais ligada, não só na coesão de grupo, como também nos processos defensivo e ofensivo. Temos vindo a melhorar, podemos cometer erros, mas no processo global, no objetivo comum a equipa está a maturar e cada vez melhor. Obviamente, há trabalho a fazer e para progredir."
Saídas de muitos jogadores significa que há um desinvestimento?
"A equipa vai estar sempre competitiva, independentemente do que acontecer. Não me parece que haja desinvestimento, há alterações que foram feitas, outras são especulações, mas vamos continuar fortes e competitivos. Há fome de vencer, juventude que se quer afirmar e queremos potenciar esses jogadores."
Racic pronto para jogar já?
"O mercado de janeiro é sempre muito difícil e temos de ir buscar jogadores que conhecem a nossa Liga e possam entrar de caras. Em função da saída do André Horta e da lesão do Vitor Carvalho, mais prolongada do que o previsto, houve essa oportunidade. Conhece bem o campeonato, o Sp. Braga, já falei com ele e acredito que podemos valorizar o jogador, maximizá-lo, mas neste momento pode ser muito útil."
Últimos minutos finais no jogo com a Lazio… Houve falta de comunicação?
"Estamos a falar de um golo anulado ao Maccabi Tel-Aviv [jogo contra o FC Porto], houve aquela manifestação nas bancadas [a festejar] e naquele momento sabíamos que a Lazio ia arriscar, podíamos ter feito oportunidades e só temos pena disso. Claro que demos informação, mas ela não chega a todos os jogadores."
Jogar de semana a semana a partir de agora…
"Preferia jogar mais, claro, mas é diferente jogar de semana a semana, preparamos melhor os jogos, há menos lesões, mas o foco está no campeonato e no Moreirense. Vamos respeitar muito o nosso adversário."
Bruma no Vasco da Gama: realidade ou especulação?
"É um jogador que está a fazer a melhor época de sempre, bate os melhores registos que tinha a meio da época, muito importante para nós, protagonista, tem muito potencial e é muito importante para nós. Sei que há interessados no Brasil e em Portugal. Se vai sair ou não? É algo que não consigo responder. Não me espantam essas propostas, mas falei com ele e está focadíssimo no jogo com o Moreirense."
O que espera até ao fecho de mercado?
"Que não saiam muitos mais jogadores. Há uma proposta concreta e boa para o Roger também, mas tive a garantia do presidente de que é inegociável. Sei que há propostas para mais jogadores, alguns lesionados, como o Niakaté, e, independentemente do que acontecer no mercado, estamos aqui para potenciar jogadores."
Carvalhal espera que "não saiam mais jogadores": «Bruma? Há interessados no Brasil e em Portugal»
Treinador abordou o mercado na antevisão do jogo com o Moreirense