Na sala de imprensa, após o empate (1-1) na receção ao Benfica, Carlos Carvalhal reconheceu que fica com a sensação de dever cumprido, apesar do seu Sp. Braga ter terminado em 4.º lugar, realçando que foi difícil levar o barco a "bom porto".

Análise à partida

"Antes de mais, parabéns ao Sporting pelo título. Foi um jogo entretido, com oportunidades de e ficámos com a sensação de que podíamos ter vencido. Foi uma tarde à Braga, uma equipa intensa, a defender bem, a sair em ataque rápido, a controlar o jogo com bola. Chegámos ao intervalo a ganhar 1-0 e ficámos com a sensação de que estávamos mais perto do segundo golo do que o Benfica de marcar. Na segunda parte a história muda com o golo, depois com a expulsão do Moutinho, e o Benfica atirou-se para a frente. O Benfica arriscou, mas também podíamos ter marcado em algumas situações que tivemos, uma delas flagrante."

A equipa podia ter estado uns degraus acima?

"O campeonato define-se com tudo e não a partir de janeiro. Entrei numa altura complicada, em três dias estávamos a decidir se continuávamos nas competições europeias, houve alguma irregularidade, mas em janeiro fizemos uma reformulação, olhámos para a formação e, nessa parte mais estrutural, fizemos as coisas muito bem."

"Jogos ricos"

"Estes jogos com o Benfica [esta época] foram muito ricos taticamente. Conseguimos surpreender o Benfica na Luz, o Benfica surpreendeu-nos claramente na Taça da Liga, na Taça de Portugal a surpresa foi dividida. Este jogo foi como o terceiro [Taça de Portugal], o Benfica surpreendeu-nos um bocadinho, com o posicionamento do Kokcu, mas era importante levar o jogo para fora porque era aí que estava o espaço. Creio que o Benfica sentiu dificuldades e também conseguimos surpreender. Fechámos bem os caminhos da baliza e com jogadores frescos chegámos à baliza do Benfica."

Sabor agridoce?

"No plano factual, o Sp. Braga ficou no quarto lugar, o terceiro seria acima dos mínimos. Em função das dificuldades, só eu sei o que passei este ano para conseguir que o barco estivesse numa boa direção, foi um esforço muito grande para levar o barco a bom porto. Sensação de dever cumprido, orgulho muito grande pelo trabalho realizado. Fica para a história o quarto lugar."

Jogo que mais o marcou esta época.

"Podíamos ter feito melhor um bocadinho com a Lazio, precisávamos de mais um golo para seguir em frente. Demos, mesmo assim, um passo em frente para disputar os 3 pontos com qualquer equipa."