A Confederação Africana de Futebol (CAF) interditou o Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, para a realização de jogos internacionais oficiais, devido ao facto de o relvado não cumprir os «padrões exigidos» pela instituição. Como tal, os próximos jogos da seleção de Moçambique deverão ser disputados fora do país.
Em comunicado, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) esclareceu que «após uma análise detalhada dos relatórios dos jogos e uma monitorização adicional das condições» no estádio, a CAF concluiu que «o relvado do Estádio Nacional do Zimpeto não atende, no presente momento, aos padrões exigidos para a realização de jogos oficiais da CAF/FIFA, com especial evidência no terreno de jogo».
A CAF solicitou, ainda, à FMF, através da mesma nota, que identifique «com urgência» um estádio alternativo, devidamente aprovado pela entidade, para receber os próximos jogos da seleção nacional e dos clubes do país.
Esta interdição, que afeta o único estádio com tal estatuto em Moçambique, sucede a outra ocorrida em 2023, que obrigou a seleção dos mambas a realizar os jogos na África do Sul.
A FMF garantiu o «compromisso em trabalhar junto da autoridade gestora do estádio com vista a garantir que as lacunas detetadas sejam prontamente sanadas, de modo a cumprir os padrões necessários para acolher jogos da CAF/FIFA».